De fato a Segunda Guerra Mundial ainda tem muita história para contar. As mais polêmicas são segredos de Estado; outras atrocidades são guardas em respeitos as vítimas, ainda mais quando se trata sobre aquelas pessoas que tiveram familiares torturados pelo governo nazista.

continua após a publicidade

Da sala de aula para as telonas, quem aqui nunca viu um filme sobre as tragédias causadas nos países europeus entre 1939-45? “A Queda! As Últimas Horas de Hitler” (2005), “Bastardos Inglórios” (2009), “A Lista de Schindler” (1993) e “Dunkirk” (2017) são ótimos exemplos.

LEIA MAIS: O Doutrinador mostra que a política vai muito além da política

Claro que o cinema já foi além e criou algumas histórias conspiratórias. Mas uma coisa é certa. Os experimentos que ocorreram contra judeus, ciganos e homossexuais “em nome da ciência” trouxeram vários relatos bizarros e chocantes.

continua após a publicidade

Operação Overlord” é um dos filmes que retrata mais ou menos isso de forma pictórica. O longa que estreia nesta quinta (8) mostra uma tropa de paraquedistas americanos que vão a uma cidade francesa a fim de acabar com o domínio nazista na região, porém acabam descobrindo um experimento monstruoso.

Do mesmo produtor de “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (2018), “Star Wars: O Despertar da Força” (2016) e a série “Westworld”, J.J. Abrams, “Operação Overlord” ainda conta com o roteiro de Billy Ray (Jogos Vorazes) e Mark L. Smith (O Regresso). O elenco é formado por Pilou Asbæk (Game of Thrones) Jacob Anderson (Game of Thrones), Jovan Adepo (Mãe!) e a estreante Mathilde Ollivier. A direção é do tão pouco conhecido Julius Avery, que inclusive trabalha na nova adaptação de Flash Gordon.

continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM: Você precisa ter estômago forte para ver A Casa do Medo

Boyce, interpretado por Jovan Adepo, é o típico protagonista pueril que chega a ser chato em alguns momentos do filme. Já Dr. Wafner, papel de Pilou Asbæk, é um ótimo vilão. A mocinha da trama, Chloe, personagem de Mathilde Ollivier, é a representação do feminismo da época. Inteligente, guerreira e destemida.

O longa se destaca pelo sonoro ótimas tensões no público, peca nos efeitos visuais em algumas partes da trama. O roteiro deixa um pouco a desejar. O filme de Avery é uma mistura de “War of the Dead” (2011) com “O Exército das Trevas” (2013). Não é criativo.

Mesmo assim, quem é fã de filmes sobre Segunda Guerra Mundial em um universo trash e gore. “Operação Overlord” é a boa da vez.

Avaliação: ⭐⭐⭐
Pra quem gosta: terror
Pra assistir: com amigos
Filmes/Séries semelhantes:  Ghoul – Trama Demoníaca, Madrugada dos Mortos e Um Drink no Inferno.

Novo Halloween é a continuação que faltava