Novo Halloween é a continuação que faltava

Halloween 2018. Foto: Divulgação

Medo, essa sensação que proporciona um estado de alerta e pavor de algo. Qual é o seu maior receio? Atualmente está ligada a falta de segurança, a onda de assalto nas cidades, às mortes encomendas, aos assédios… Pior ainda quando se sabe da existência de um Serial Killer, não é mesmo?

Aqui no Brasil tivemos alguns famosos. O bandido da luz vermelha, conhecido por assaltar casas depois que desligava a energia das residências, é um ótimo exemplo. Inclusive temos até um filme sobre o assassino, dirigido por Rogério Sganzerla, em 1968. Quem soube (e ainda sabe) aproveitar bem a história dessas pessoas que sofrem de distúrbio de personalidade antissocial são os norte-americanos. Quem nunca viu um filme do Hannibal, Michael Myers ou do Leatherface?

M - O Vampiro de Dusseldorf. Foto: Reprodução
M – O Vampiro de Dusseldorf. Foto: Reprodução

Engana-se quem pensa que tudo começou nos EUA. O primeiro filme a ter o enredo baseado em um serial killer foi com o longa alemão “M – O Vampiro de Dusseldorf”, de 1931. E foi após 50 anos que o clássico serviu de inspiração na mais famosa obra de Alfred Hitchcock, “Psicose”. Com o mesmo aspecto expressionista, o longa sobre Norma Bates “abriu a porteira” para novas produções do gênero. O próximo filme a seguir essa linha, foi o trash “O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper, e depois “Halloween”, de John Carpenter.

LEIA TAMBÉM: Netflix lança série de terror com histórias reais

E quem ganhou uma nova continuação foi o terrível e indestrutível Michael Myers, o serial killer que persegue Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) há quase 40 anos. Vale lembrar que a personagem não aparece no primeiro filme, mas sim no sucessor, “Halloween 2 – O Pesadelo Continua” (1981).

Mesmo sabendo que não estava sossegada com a prisão de Myers, Strode infelizmente é atormentada pelo assassino e vê, não só sua vida, mas a vida de sua família em risco. Veja o trailer:

Série de filmes “Halloween”

  1. Halloween – A Noite do Terror (1978)
  2. Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
  3. Halloween III – A Noite das Bruxas (1982)
  4. Halloween 4 – O Retorno do Michael Myers (1988)
  5. Halloween 5 – A Vibngança de Michael Myers (1989)
  6. Halloween 6 – A última Vingança (1995)
  7. Halloween 6 – Versão do Produtor (1995)
  8. Halloween H20 – Vinte Anos Depois (1998)
  9. Halloween – Ressurreição (2002)
  10. Halloween – O Início (2007)
  11. Halloween 2 (2009)
  12. Halloween (2018)

Depois de tentarem apresentar um novo Michael Myers sem sucesso nos filmes “Halloween – O Ínicio” (2007) e “Halloween 2” (2009), além do fiasco de 2002, “Halloween – A Ressurreição”, a produção deu a missão ao próprio criador da saga, John Carpenter, em salvar a história do criminoso.

Com isso, decidiram retomar a trama com referência ao filme de 1998, “Halloween H20 – Vinte Anos Depois”. Será que deu boa?

O roteiro da nova sequência ficou nas mãos do próprio Carpenter, junto com a experiente Debra Hill – que contribui no enredo de seis longas da saga –, Danny McBride, da série Vice Principals, e David Gordon Green (Prova de Amor) que também assina a direção. A titulo de curiosidade, é o primeiro filme no gênero horror que Green dirige.

A continuação é cheia de referências aos clássicos, já começando pela abertura que lembra muito as produções dos anos 80. A trama não perde fôlego, tem seus clichês, mas é uma história plausível. É a sequência que faltava na história de Laurie Strode.

VEJA TAMBÉM: Michael Myers assusta todo mundo no câmera escondida do Programa Silvio Santos

Halloween é o típico de filme que sempre vai vender bem, até porque todo mundo adora uma história de serial killer. Jamie Lee Curtis está um espetáculo no papel de Laurie, sua ambição para acabar com a vida de Michael Myers é gradativamente explorada no longa, seu ódio cresce a cada minuto de forma inteligente, é hipnótica.

Cena do filme "Halloween 2018". Foto: Divulgação
Cena do filme “Halloween 2018”. Foto: Divulgação

Enfim, “Halloween (2018)” não será tão memorável daqui a alguns anos. Pelo menos não é ruim como o “Halloween III – A Noite das Bruxas” (1982). É um dos melhores filmes de terror do ano? Sim. E é por isso que vale a pena ser visto.

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem gosta: terror
Pra assistir: com amigos ou sozinho ou com crush
Filmes/Séries semelhantes:  Bates Motel, A Hora do Pesadelo e Silêncio dos Inocentes.

Netflix anuncia as estreias do mês de novembro