Crítica

O que tem de bom no documentário do Emicida na Netflix? Confira!

emicida amarelo tudo pra ontem
Pôster do filme "Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem". Foto: Divulgação/Netflix

A Netflix lançou, na última quarta-feira (08), “Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, documentário do rapper Emicida sobre seu show no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019 e seu processo criativo no projeto de estúdio “AmarElo”.

CONFIRA TAMBÉM: Filmes e séries que chegam à Netflix em dezembro

Mais que um documentário musical, o filme é uma verdadeira aula sobre a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. De forma didática, o rapper narra atos e conquistas dos principais nomes da música, arquitetura, literatura, cinema, ativistas, enfim, das personalidades que marcaram o movimento e a luta por uma sociedade mais justa e igualitária no Brasil.

O blog Não é Spoiler elencou alguns dos muitos motivos que você precisa saber antes de ver o documentário.

De atriz premiada a pastor de igreja

Com grandes personalidades, “Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem” recebe grandes nomes de artistas que trabalharam com o músico, como: Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e um dos maiores bateristas brasileiros, Wilson das Neves, a participação do pastor Henrique Vieira e das pastoras do Rosário.

Do samba ao rap

Da origem do rap brasileiro ao samba. O documentário ainda consegue trazer de forma sucinta, a evolução do gênero rap nacional, além de contar a história da música, seus principais nomes e alguns fatos que até então, eram desconhecidos.

Escravidão

O filme reflete sobre a abolição da escravidão no Brasil e sua eterna herança, que resultou em poucas políticas públicas para esta população sem renda e sem emprego, acarretando em um aumento de pessoas negras na linha da pobreza e da marginalização.

Política

Emicida traz nomes de grandes personalidades que lutam e lutaram pelas causas da população negra. A ativista Lélia Gonzalez, a cantora e ex-deputada estadual de São Paulo, Leci Brandão e o Abdias Nascimento, ator que criou o Teatro Experimental do Negro, são alguns dos nomes presentes.

Voz para a nova geração

O documentário busca dar voz para a nova geração. Não só pelas causas racial, o filme serve como inspiração para todas as minorias e diz que a luta ainda continua.

QUE TAL VER ESSA? Filmes com histórias negras inspiradoras

“Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem” realmente é um verdadeiro aprendizado trazendo nomes de personalidades, que não estão presentes nas aulas de história, arte, literatura, matemática, enfim, nas disciplinas escolares brasileiras. Ou seja, o que tem de bom no novo documentário da Netflix? Tudo.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta de: documentário
Pra assistir com: família
Filmes e séries semelhantes: A 13ª Emenda, A História do Racismo e What Happened, Miss Simone?