O negro no cinema

7 filmes para ver no Dia da Consciência Negra

filmes para assistir no dia da consciencia negra
Mussum. Foto: Divulgação/Globo

Séries, filmes, novelas e especiais sobre histórias de personagens negros reais e ficcionais vêm ganhando cada vez mais destaques. A representatividade desta parte da população que, segundo o último senso do IBGE registrou que, são 54% dos brasileiros, vai ganhando notoriedade na televisão e cinema. Bem diferente do que víamos há 10, 20, 50 ou mais anos.

LEIA TAMBÉM: Curitiba preta: a força dos movimentos antirracistas na capital mais negra do Sul

E a data de hoje é especial. Instituída em 2011 e referente à morte de Zumbi, 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Com feriado facultativo em alguns estados do Brasil, o dia é um momento para refletir o espaço do negro na sociedade, sua luta diária, sua conquista e sua batalha por igualdade.

O blog Não é Spoiler separou uma lista de filmes com profissionais negros, histórias inspiradoras e dignas de serem vistas por todos.

Black is King

Um filme musical dirigido pela cantora Beyoncé, a trama serve como um completo para o álbum The Lion King: The Gift, feito pela cantora para o filme “O Rei Leão”, e mostra a jornada de um jovem que procura sua origem.
Disponível no Disney+

Branco Sai, Preto Fica

Nesta ficção-científica brasileira, o filme conta a história de dois moradores de uma comunidade distópica que se unem a um visitante do futuro para derrubar o sistema.
Disponível na Netflix

Os Donos da Rua

Lançado em 1991, “Os Donos da Rua” mostra o cotidiano de três jovens com objetivos bem diversos e que moram todos em um bairro de Los Angeles de maioria negra. A região é marcada pela pobreza e violência.
Disponível na Netflix

filme para ver no dia da consciencia negra
Os Donos da Rua. Foto: Divulgação

Mississípi em Chamas

Em 1964, dois agentes do FBI investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade de Mississipi que dividia a população em brancos e pretos. O filme revela como eram os EUA na época da segregação.
Disponível no Amazon Prime Video

filmes para ver no dia da consciencia negra
Mississípi em Chamas. Foto: Divulgação

Mussum: Um Filme dos Cacildis

Grande comediante da trupe “Os Trapalhões”, Mussum era mais que ator, era músico, artista por completo. Neste documentário, conheça a história do dono do bordão “Cacildis” e como ele revolucionou a teledramaturgia brasileira.
Disponível no Amazon Prime Video

Orfeu do Carnaval

Clássico dos anos 50, “Orfeu do Carnaval” é uma adaptação do mito de Orfeu e Eurídice trazendo para a realidade de uma comunidade carioca na época. No filme, Orfeu é um sambista que se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vai para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte.
Disponível na Amazon Prime Video

filmes para ver no dia da consciencia negra
Orfeu do Carnaval. Foto: Divulgação

Pantera Negra

Um dos filmes mais premiados e ainda conquistando uma indicação de Melhor Filme no Oscar, “Pantera Negra” merece destaque por ser o primeiro filme solo de super-herói negro da Marvel.
Disponível no Disney +