Crítica

‘It: Capítulo Dois’ vai muito além de um simples filme de terror

Cena do filme 'It: Capítulo Dois'. Foto: Brooke Palmer/Warner Bros

Um sonho para muitos fãs da própria história finalmente foi realizado. O segundo capítulo de It – A Coisa chega nesta quinta-feira, 05, aos cinemas de Curitiba. Para quem não sabe, a trama de Stephen King dividida em duas partes. A primeira – que, inclusive, ganhou uma versão cinematográfica em 1990 e depois um remake, em 2017 – conta a história de um grupo de adolescentes que precisam enfrentar Pennywise, um palhaço malvado que aterroriza a pequena cidade americana Derry.

LEIA MAIS: Hermes e Renato falam de nova série

Já na segunda parte, a maldição voltar a reinar o local depois de 27 anos do incidente, e esses amigos retornam à cidade para tentar acabar de vez com o assombroso palhaço que assusta as crianças da comunidade.

Assista ao trailer:

Com grandes estrelas, It: Capítulo Dois conta com a presença de Bill Hader, protagonista da série Barry; James McAvoy, o professor Xavier jovem da saga X-Men; Jessica Chastain, conhecida por estrelar A Hora mais Escura, e a volta de Bill Skarsgard, no papel de Pennywise.

Em um filme assustador, bizarro e emocionante, o diretor Andy Muschietti, que inclusive dirigiu o remake de 2016, consegue em It: Capítulo Dois prender o público em quase três horas de duração com cenas cheias de tensões, reviravoltas e surpresas – isso para quem não leu o livro, claro. O cineasta aproveita cada minuto para provocar e assustar o espectador, além de deleitar-se utilizando todas as características que marcaram o estilo de Stephen King nos cinemas.

CONFIRA TAMBÉM: Novo Brinquedo Assassino utiliza o trash para assustar

Os efeitos sonoros, direção fotográfica e atuações são dignos de aplausos. Gary Dauberman, conhecido por roteirizar a trilogia Annabelle, transforma a história de King em um universo de homenagem ao próprio criador, além de unir as qualidades de seus roteiros anteriores.

Cena do filme ‘It: Capítulo Dois’. Foto: Brooke Palmer/Warner Bros

Porém, há momentos que poderiam ser explorados mais. Diferente do primeiro filme, o próprio Pennywise não é muito bem aproveitado, por exemplo. Outro que também seguiu o mesmo caminho foi o jovem metido a machão Henry Bowers.

LEIA TAMBÉM: O que estreia na Netflix em setembro

Aliás, o filme vai muito além de um simples longa-metragem de terror blockbuster, ele ganha por retratar a união de amigos, refletir sobre a questão de traumas infantis e a capacidade de enfrentar os próprios medos com ajuda do outro.

Cena do filme ‘It: Capítulo Dois’. Foto: Brooke Palmer/Warner Bros

No entanto, mesmo o autor Stephen King revelar várias vezes à imprensa que acha o final da história ruim, It: Capítulo Dois é capaz de emocionar o público.

LEIA TAMBÉM: Diretores promovem vídeo de novo filme de terror e são bloqueadas no Twitter

Se for para escolher qual dos dois é o melhor, prefiro deixar minha resposta para outro dia. Há qualidades e problemas em ambos e, por isso, terei que ser cauteloso na avaliação. Mas, no geral, é um dos melhores filmes de terror de 2019.

It: Capítulo Dois estreia nesta quinta-feira, 05, nos cinemas de Curitiba

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem gosta: 
terror
Pra assistir: 
amigos, crush e sozinho
Filmes/Séries semelhantes:
 A Hora do Pesadelo, Hellraiser e Stranger Things