O valor humano no Marketing

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Em enquete recente realizada em meu perfil do Instagram perguntei sobre qual tema gostariam de ler aqui e para minha surpresa foram dezenas de opções, coloquei todas em votação e o vencedor foi “Valor humano no Marketing” sugerido pela Thayse Uberna que é artista, escritora, professora da Educação infantil e de artes, estudante de Ontopsicologia e mestranda em Psicologia e ciclista.

“Penso que o ser humano é capaz de promover e ser impactado por um marketing de valor, que agregue a sua vida, que possa trazer resultados e soluções para seus problemas cotidianos e ainda, que o valor do trabalho propulsiona um ser humano mais feliz e realizado.

O marketing com valor humano é um meio de promover boas relações sociais e crescimento dos negócios.

Thayse Uberna”


Em sua citação ela diz que o Marketing deve promover valor e agregar algo a sociedade em que vivemos e Ela está correta. O marketing tem como objetivo apresentar produtos ou serviços que entregue soluções e resolva problemas da sociedade.

Complementando a citação da Thayse o marketing também tem a missão de criar e atender aos desejos dos consumidores.

Em recente palestra no Mercosuper 2022 em Curitiba o Professor e Gestor de Marketing Alexandre Conte nos trás o seguinte questionamento:

O cliente sempre tem razão?

“Não. O cliente tem problemas, dores e as vezes desejo”

O que nós profissionais de marketing precisamos fazer diariamente para construir uma estratégia de marketing que tenha acima de tudo valor humano é atuar diariamente com ética, respeito e não vender gato por lebre.

Parece discurso político ou juramento da faculdade certo?

Só que infelizmente isso não acontece na prática. Todos nós com certeza em algum momento fomos enganados por uma estratégia de marketing e compramos determinado produto ou serviço que na hora H não tinha nada haver com o que foi anunciado.

Muitos profissionais ainda elaboram suas estratégias de marketing pensando apenas no resultado financeiro ou seguindo as ordens do “patrão”, o que é até pior. Falta de convicção e de posicionamento.

Existem centenas de estratégias de argumentação e persuasão para chegar ao seu cliente e de maneira honesta e ética, sem perder o valor humano e comunicar exatamente aquilo que você vende.

No início eu citei que nós profissionais de marketing também precisamos elaborar estratégias a fim de criar desejos aos consumidores afinal de contas num mundo globalizado a quantidade de opções são enormes.

Criar a necessidade não é perder o valor humano do marketing, criar a necessidade é uma estratégia de branding de marca e de produto que funciona desde que seja clara e objetiva e não tente enganar o consumidor.

Respondendo o tema. O valor humano do marketing passa principalmente pelo caráter do profissional e da empresa que ele atua. Existem técnicas como copywriting, armas de persuasão, técnicas de troca social entre outras que tem como base atrair o cliente de diversas formas e canais, só que o que vai tornar a empresa diferente da outra é o que ela comunica e entrega. Se houver harmonia entre os dois fatores o marketing realizará o seu propósito de agregar a vida das pessoas.


Você também pode participar da Coluna Marketing de Valor, caso deseje enviar um tema basta escrever para o meu e-mail: gabrieldesouzamkt@gmail.com


Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, Head Of Marketing Comunications, consultor e mentor e Conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR