Remédio sem estresse

Quem tem um pet em casa sabe que nem sempre é fácil fazer com que ele ingira o vermífugo ou tome o remédio prescrito pelo veterinário. Mas segundo a médica veterinária da farmácia de manipulação Drogavet, Andressa Felisbino, dar remédio para seu amigão não precisa ser sinônimo de estresse, para você ou para ele.

“Hoje os medicamentos comerciais feitos para os pets são palatáveis, eles têm sabor agradável para os cães e gatos. Por isso, o ideal é que vermífugos e outros remédios comprados para eles sejam os específicos para este fim, de uso veterinário. Mas também é possível manipular”, explica.

Segundo ela, os gatos, que são mais difíceis de serem medicados, geralmente gostam de pastas orais e xaropes, que podem ser manipulados nos sabores preferidos do animal, como peixe ou frango. “Fica mais fácil a administração do remédio, vira um petisco, um momento de diversão, principalmente para os gatos, que ficam nervosos, arranham, espumam e cospem o medicamento”, diz.

No caso dos cães, ainda é possível manipular biscoitos saborosos, com gosto de picanha ou bacon. Isso, além de garantir que o bicho receba da dosagem correta, evita hábitos pouco recomendados, como o de colocar o remédio em uma salsicha ou pedaço de presunto. “Eventualmente não tem problema, mas para animais que tomam remédios de uso contínuo, pode levar à obesidade, por conta do excesso de gordura nestes alimentos, que também, não são saudáveis para eles”, ressalta a veterinária.

Se não for possível partir para estas opções mais agradáveis para os pets, remédios com apresentação tradicional podem ser dados diretamente na boca do bicho. “Comprimidos e cápsulas podem ser colocadas na goela do animal, delicadamente. Depois é só fechar a boquinha deles e esperar que engulam, garantindo que não cuspam. Xaropes podem ser dados com a ajuda de uma seringa. O importante mesmo é achar um jeito mais fácil e não deixar de medicar o animal. Brincar com uma bola e agradar o bicho também ajuda nesta tarefa”, orienta Andressa.

Adoção responsável

ANIMALBAIXA

O Capuccino ou Tino tem cerca de oito meses, está vacinado e castrado. De porte médio, é muito carinhoso, ideal para crianças. Contato: Giovana (41) 99122-2185

Agenda

Sábado (28)

– Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 13h às 18h.
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Café com exóticos e silvestres – 2º encontro de animais exóticos no HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 – Parolin, das 14h às 18h.
– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Mutirão de banho para os 1000 cães da chácara da Amigo Animal. Mais informações: www.amigoanimal.org.br
– Mutirão de limpeza na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que abriga cerca de 500 cães. Os voluntários vão se reunir às 9h30 no Terminal Santa Cândida. Informações: moniquelb.avan@gmail.com

Domingo (29)

– Noite do Nhoque da Solidariedade, com 50% do valor do prato revertido para os cães do grupo Tomba Latas. Na Pizzaria Piola, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 14h às 18h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br