Cães comunitários

Ter cães abandonados não é exclusividade de uma cidade, é uma condição que resulta, muitas vezes, do descaso de quem deveria se responsabilizar por eles. Mas para amenizar o sofrimento dos animais “sem dono”, muitas pessoas têm assumido esta tarefa, com dinheiro do próprio bolso. Assim surgem iniciativas e projetos como o “Cães Comunitários”, da prefeitura de Curitiba, que permite que os animais permaneçam nos espaços públicos, sendo cuidados pela comunidade.

Em Colombo, os cães também encontraram quem olhe por eles. Para proteger os animais do frio, um grupo de protetores construiu para os cachorros do Terminal Maracanã caminhas feitas de pallets. Mas a alegria dos bichos durou pouco, logo as camas e os cobertores foram retirados do terminal, o que causou indignação aos protetores, que consideram que ter uma melhor condição de vida é um direito dos animais.

“As camas foram retiradas no dia 13 de julho e nós não sabemos o que motivou a decisão. Fomos atrás de uma resposta oficial e até agora nada. Atualmente cinco cães vivem no terminal, todos animais comunitários, castrados, vacinados, desverminados e cuidados por protetores e pessoas que moram ou trabalham na região”, explica a protetora Luciana Dudcoschi, de 32 anos. Segundo ela, os cães são dóceis, tomam banho sempre que possível e até usam placa de identificação.

Para sensibilizar o poder público e pedir a volta das caminhas para os cães do Terminal Maracanã, foi criado um abaixo-assinado na internet. Até o início da tarde de quarta-feira (22) mais de 20 mil pessoas já tinham assinado a petição, em favor aos animais. (www.change.org/p/assine-agora-devolvam-as-camas-dos-cães-comunitários-do-terminal-do-maracanã).

Adoção!

Espetadinha tem um ano e meio, é dócil

e sonha em ter um lar. Contato: Ernani

9657-1107 ou Sandra 9710-6113.

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura de Colombo diz ‘que atendendo as solicitações dos passageiros do terminal, retirou as caminhas, pois, os passageiros entendem que os animais oferecem perigo, principalmente, para as crianças e idosos”.

Sobre as ações relacionadas aos animais abandonados, a prefeitura afirma “que está em andamento um projeto de castração para ser implantado no ano que vem. Que já foram promovidas feiras de adoção de animais, que estimula a guarda responsável e possui 20 protetoras cadastradas, que contam com o apoio da instituição”.

Agenda 

Sábado 25:

Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760 Bom Retiro, das 10h às 17h.

Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser Hugo Lange, das 10h às 16h.

Campanha de adoção de cães do Tomba Latas, no Vetsan Centro Médico Veterinário, Av. São José, 713, Cristo Rei, das 10h às 16h.

Evento de adoção de cães da Associação Vida Animal (Avan), das 10h às 17h, no Supermercado Casa Fiesta, Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 1450, Jardim das Américas.

Domingo 26:

Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.

Evento de adoção de cães da Avan, no Casa Fiesta Alto da XV, Rua XV de Novembro, 2,357, das 10h às 17h.

Visite os eventos ou ajude como voluntário!