Viva o programa de auditório!

Em seu primeiro mês no ar, os programas Estúdio C e Plug, na nova faixa de horário da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, têm demonstrado bons índices de audiência nas tardes de sábado. O Plug, no último dia 30, marcou 17 pontos, elevando a audiência da faixa em 48%. Também foi preferido por 60% dos domicílios que estavam assistindo algum canal aberto.

O Estúdio C, novo programa de auditório, apresentado por Daiane Fardin, no mesmo dia, marcou 15 pontos. Foram 244 mil telespectadores na área de cobertura da RPC Curitiba, ou seja, a cada dez pessoas, seis estavam sintonizadas na RPC. Os dados da pesquisa do Ibope são consolidados e representam a preferência domiciliar da Grande Curitiba.

Os números mostram que os telespectadores da TV aberta preferem programas que abram espaço para a cultura e os talentos locais. A grande aposta do Estúdio C é justamente essa.

No Paraná, o Programa Mário Vendramel, que durante 35 anos foi o principal programa de auditório do estado, em três emissoras diferentes – TV Paranaense (atual RPC), TV Iguaçu (hoje Rede Massa) e Rede OM (CNT) -, era uma espécie de Chacrinha local. Ali, havia gincanas, calouros e jurados em tardes musicais. Na época, pessoas formavam filas nas portas das emissoras para se inscrever para participar da atração.

Embora a atração atual da RPC tenha uma temática distinta daquela do programa de Vendramel, falecido há 15 anos, a plateia está presente em ambos. O sucesso, portanto, não é por acaso.