O engenheiro e ator Tony Correia

Atualmente, Tony está no ar como o Manoel de Orgulho e Paixão. Foto: Divulgação/TV Globo

Desde que buscamos informações da Isabel Fillardis, a coluna tem recebido diversas sugestões de “por onde anda”. São mensagens e até foto de pessoas que encontraram algum “sumido” por aí. Esses dias, um amigo meu, o José Cincos, encontrou lá em Porto Alegre, onde ele reside, o ator Tony Correia.

Nascido em Canas de Senhorim, em Portugal, Tony cursou engenharia na Universidade de Coimbra. Chegou ao Brasil em janeiro de 1976 para visitar os tios no Rio de Janeiro. Conta a história que Tony passou na frente da TV Globo e lá conheceu o ator e produtor Moacyr Deriquém. Ficaram amigos.  Logo em seguida, Tony já integrava o elenco de O Casarão (1976), de Lauro César Muniz, depois de ser aprovado em um teste da casa.

Nos anos 80, Tony Correia voltou para Portugal com os filhos e esposa brasileira e não repetiu o mesmo sucesso e foi trabalhar como executivo de vendas em multinacional, além de concluir o curso de literatura na Universidade de Paris.

Já nos anos 2000, voltou a participar de algumas novelas brasileiras, mas o trabalho número um dele é apresentar workshops para empresas mostrando como as técnicas de teatro podem melhorar no rendimento dos colaboradores. Foi o caso do curso que nosso leitor o José Cincos participava na capital gaúcha. Além disso, agora voltou com tudo e integra o elenco de Orgulho e Paixão, no papel de Manoel – antes disso, também fez uma participação na novela Novo Mundo (2017).

Com trama de época, Orgulho e Paixão conquista o público