Novelas e seus aplicativos

O tema de hoje gera discussão, polêmica, estudos e teorias. Especialistas em telenovelas dizem por aí que Babilônia é o divisor de águas.  A trama das nove da Globo não cativou o público, passou por diversas mudanças e mesmo assim não conseguiu subir no Ibope.  Todo esse movimento acontece, dizem os críticos, por as pessoas não têm mais tanto interesse em novelas – “Os Dez Mandamentos”, da Record, cresce na audiência.

Pelo menos em aplicativos para celulares e smarts phones, as novelas seguem fortes. E os temas são os mais curiosos. Desde resumos de capítulos, trilhas sonoras, curiosidades sobre atores até aplicativo de avaliação e comparações de figurinos de personagens.

A Televisa, rede mexicana, conhecida no Brasil por causa do fenômeno Chaves, exibido há mais 30 anos no SBT, tem um dos aplicativos mais baixados – principalmente por usuários brasileiros. Nada mais justo para a emissora produtora de Maria do Bairro e da infantil Carrossel.

Essa busca por aplicativos mostra que noveleiros não querem mais esperar o horário nobre para assistir a um capítulo. Se Babilônia não está agradando, é preciso entender a cabeça do telespectador que já não senta no sofá para assistir novelas. Nos anos 90, a Globo inovou  com o “Você Decide”, programa em que a pessoa telefonava para escolher o final da história, entre três possíveis. Que venha agora um aplicativo para o telespectador mudar a novela.