Novela Futebol Clube

Vários craques desfilaram nos gramados das novelas brasileiras. Duda Coragem, de Irmãos Coragem, era craque do Flamengo e Corinthians. Atuou em duas épocas diferentes, pois a trama de Janete Clair teve duas versões. Na década de 1970, interpretado por Cláudio Marzo; mais de 20 anos, foi a vez de Marcos Winter, no remake global.
Se Duda já tinha uma carreira consolidada, Luca, personagem de Mário Gomes, teve um início sofrido no suburbano Cantareira, em Vereda Tropical, de Silvio de Abreu. A novela das 19h foi sucesso em 1984, tempos da Democracia Corintiana. Luca assinou contrato com o Alvinegro Paulista, depois de se destacar no clube amador.

Já em 2012, em Avenida Brasil, o dia a dia de Tufão, ex-jogador de futebol, registrou recordes de audiência à Globo. Números jamais vistos em tempos de internet. O personagem de Murilo Benício não jogava mais, mas o jeito boleiro do personagem e o seu núcleo, de rápida ascensão social, fizeram frente à trama. Lembrando que seu filho, Jorginho (Cauã Reymond), também era jogador (mas sem muito destaque), atuando junto com Leandro (Thiago Martins) e Roni (Daniel Rocha) no fictício Divino Futebol Clube.

E, quando falamos em craques nas novelas, temos que estender o tema ao inesquecível e pior time do mundo, o Tabajara Futebol Clube, da turma do Casseta & Planeta, do início da década de 2000. Afinal, todo torcedor já chamou próprio time de Tabajara diante de um resultado inesperado ou péssimo rendimento me campo. Só para lembrar, um dos principais astros do time do humorístico era Marrentinho Carioca (Bussunda, com seu bordão “fala sério!”), além da Vaca, a principal artilheira da equipe.

Um pouco antes, na década de 1990, Ananias, personagem de Renato Aragão, em Os Trapalhões, fazia com que o comediante ficasse de joelhos para interpretar as peripécias do pequeno astro do basquete. Veja mais: www.facebook.com/afamaesua.