Lobisomens existem?

Com certeza! Foi numa conversa com o escritor e jornalista paranaense L.F Riesemberg que surgiu o assunto da coluna de hoje, data que em que se comemora o Dia do Lobisomem. E nas novelas, literatura e no cinema o lendário personagem sempre rendeu destaque, polêmica, susto e até risos. Na Globo, professor Astromar Junqueira, de Roque Santeiro(1985), é um dos mais lembrados. Personagem poético e de discurso marcante, sempre entrava em desespero quando o relógio marcava meia-noite nas noites de lua cheia. Nem mesmo sua paixão por Mocinha era capaz de evitar a fuga na calada da noite. Astromar era um homem culto e responsável pelos discursos em eventos políticos da fictícia cidade de Asa Branca.

Aristóbulo , de Saramandaia (1976), se transformava em lobo nas noites na trama Dias Gomes.

Outros personagens já fizeram parte do universo sobrenatural das novelas. Além de lobisomens, vampiros, bruxas, fantasmas e videntes já desfilaram na telinha. Os vampiros tomaram conta das novelas O Beijo do Vampiro e Vamp. As visões do futuro estiveram presentes em Fina Estampa(2011) por meio da personagem Luana. Gêmeas com superpoderes dominaram em Os Mutantes – Caminhos do Coração (2011) da Record, que também teve o menino-lobo. Em O Profeta (1979), o personagem título podia prever o futuro.

Em Pedra Sobre Pedra(1992), outra novela global, Sérgio Cabeleira era mais um lobisomem. Ele tinha o sonho de ir morar na lua. Cabeleira realizou o sonho no capítulo final da trama que misturava realidade e ficção.