Festival dos festivais

Nesta semana, está rolando o VII Festival de Cinema da Lapa, histórica cidade paranaense. Apresentando diversas mostras especiais, curtas, documentários, filmes infantis e até obras desenvolvidas por meio do celular, o evento garante a exibição de filmes gratuitamente. Na programação, também tem a mostra Casos e Causos, com filmes produzidos RPCTV.

Além disso, o Instituto Histórico e Cultural da Lapa vai entregar ao ator curitibano Guilherme Weber o tradicional Troféu Tropeiro, destinado anualmente a um grande artista brasileiro. Pra quem não se lembra, ele foi o maquiavélico Tony, na novela Da Cor do Pecado (2004).
O clima de festival é sensacional! Acho que toda pessoa, artista ou não, deveria de participar de um. O evento lapeano faz lembrar que não há mais festivais na televisão praticamente. O canal a cabo Multishow é um dos únicos que organiza apresentações temáticas, lança novos artistas. Ainda é pouco, né?

Na TV aberta, sim, haveria espaço garantido para os grandes festivais musicais ou de artistas. Em 1985, o Festival dos Festivais comemorou os 20 anos da Rede Globo. Teve direção de Roberto Talma. Na ocasião, foram feitas nove etapas eliminatórias antes da grande final – tipo um The Voice da época, só que com apresentação do jornalista Nelson Motta e da repórter Glória Maria.  fazia as entrevistas durante os intervalos das apresentações. Escrito nas Estrelas, interpretada por Tetê Espíndola (vale a consulta no Youtube) ganhou e é cantada até hoje por frequentadores assíduos de karaokês. Isso pode ser um indício de que os festivais davam muito certo e poderiam ser retomados, não acham?