Dos livros pra TV

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado neste sábado. É momento de mostrar com as histórias saem do papel para serem contadas na televisão. O Sítio do Pica-Pau Amarelo, série de livros de Monteiro Lobato, é o melhor exemplo dessa adaptação.

Algumas gerações conheceram as aventuras de Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa, entre tantos outros personagens, graças ao programa exibido na década de 1970 e 1980, e, depois, em uma nova versão, nos anos 2000, ambos exibidos pela Rede Globo.

Já o livro A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, teve a primeira edição publicada em 1875. Foi adaptada em forma de novela duas vezes – a primeira, em 1976, pela Globo, e a segunda, em 2004, pela Rede Record. Foi sucesso em dezenas de países na versão global, protagonizada por Lucélia Santos.

Outra adaptação famosa: Com o tema de abertura na voz do cantor baiano Luiz Caldas, que tinha uma vasta cabeleira e se apresentava descalço nos programas de auditório, Tieta do Agreste foi escrita pelo imortalizado Jorge Amado em 1977. Na TV, virou só Tieta. Para quem não se lembra, é a história da ex-pastora de cabras que é expulsa de suas terras pelo próprio pai e, anos mais tarde, volta rica e poderosa, causando mudanças em sua cidade.

Foi exibida entre 1989 e 1990, com Betty Faria e Reginaldo Faria, também pela Globo. A curiosidade é que Betty Faria era um das protagonistas da novela antecessora, O Salvador da Pátria. Caso raro na emissora carioca. Isso aconteceu porque Tieta já estava prevista para ser gravada em 1988 e Betty seria protagonista. E outra obra de Jorge Amado, Gabriela, também foi adaptada para a TV e até ganhou duas versões: uma com Sônia Braga, no papel título (1975), e um remake com Juliana Paes (2012).

Além de romances, histórias bíblicas em novelas vêm funcionado bem na TV. As duas primeiras semanas de Os Dez Mandamentos, da RICTV Record, registraram 10,83 pontos de média, segundo levantamento do Ibope e em Curitiba. A audiência concorre diretamente com o Jornal Nacional e Babilônia, da RPCTV-Globo, líder no horário. Com o bom desempenho, a Record já pensa em dar uma esticada nos capítulos da saga de Moisés e, depois, apostar em um nova novela bíblica.