LUTO

China foi pioneiro na função de repórter-comentarista na tv brasileira

Divulgação/ Memória Globo

Morreu nesta terça-feira, em São Paulo, o jornalista esportivo Juarez Soares, de 78 anos. Ele lutava contra um câncer. “China”, como era conhecido, passou pela RedeTV! , na Globo, no SBT, na Bandeirantes e na Record. Uma grande perda para jornalismo esportivo.  Muita gente lembra do China na função de comentarista, mas na TV Globo, Juarez Soares era  repórter de campo e comentarista esportivo, entre 1974 e 1982. E foi na Copa de 1982, na Espanha, que ele inovou na cobertura daquele mundial pela Globo.

China cobria o dia da seleção brasileira, e que se seleção! Para muitos, a maior de todas, mas que não levou a taça. Parou na Itália, no Estádio Sarriá. Foram 3 gols de Paolo Rossi, num 3 a 2 que muitos não acreditam até hoje. China estava lá. Durante a Copa, ele ficava no gramado nos jogos do Brasil. De lá, China olhava para a câmera que estava no alto na cabine da Globo.

Juarez Soares conversava “olho no olho”, daquela distância toda, com o narrador Luciano do Vale, falecido em 2014, nas vésperas do mundial do Brasil. China trazia as informações da seleção de Telê Santana e também comentava do seu jeito sem medo dos críticos. Foi pioneiro da função repórter-comentarista. Confira como era a participação dele no jogo Brasil x Argentina na Copa de 1982. https://youtu.be/b9inAYD6HVo

Voltar ao topo