Mioma não é câncer

Os miomas são formações nodulares que se desenvolvem na parede muscular do útero e comumente são chamados de tumores benignos. Mioma não é câncer e não é perigoso! Todavia, dependendo da localização, tamanho e quantidade podem ocasionar problemas, incluindo dor e sangramentos intensos.

Cada mioma se origina a partir de uma única célula muscular do útero que deve carregar em seu código genético uma tendência para crescer e transformar-se num mioma. Eles crescem por ação do estímulo do hormônio feminino chamado estrogênio. É por esta razão que os miomas desenvolvem-se na idade fértil da mulher e da mesma forma, geralmente regridem espontaneamente quando a mulher chega à menopausa e decresce o estímulo hormonal.

Menos da metade das mulheres com mioma no útero tem algum tipo de sintoma e, por isso, nem sabem que têm. Em geral, os sintomas provocados pelos miomas podem ser resumidos a períodos menstruais intensos e prolongados, distensão abdominal com sensação de peso ou pressão na pelve, dor pélvica, abdominal, nas costas ou nas pernas, dor durante as relações sexuais, sensação de pressão na bexiga com vontade constante de urinar e constipação.

Os miomas são inicialmente diagnosticados durante exame ginecológico pélvico para sentir se o útero está com tamanho aumentado e de forma irregular. Depois, caso seja necessário, o mioma é confirmado com exame de ultrassom de abdome e pelve ou ressonância magnética.

Ficou com dúvida?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br