A doença da mulher moderna

Vamos aproveitar este espaço para fazer um alerta sobre uma doença que tem aumentado muito nos últimos anos: a endometriose. Estima-se que cerca de 10% de mulheres em todo o mundo sejam vítimas da endometriose, que já é caracterizada como a doença da mulher moderna e a grande questão é que além de grave, a endometriose é de difícil tratamento.

Em resumo, a endometriose é quando o endométrio revestimento interno do útero que se renova com a menstruação migra para a parte externa do útero encobrindo outros órgãos. Não se sabe ao certo como isso acontece, mas uma das teorias mais aceitas na ginecologia é que essas células são levadas pelas trompas de Falópio durante a menstruação para a cavidade abdominal, onde se instalam. Também se fala em fatores genéticos e alterações no sistema imunológico. Porém, independente de como surge, é uma realidade dolorida na vida de muitas mulheres.

A melhor forma de diagnosticar é fazendo os exames ginecológicos de rotina. Outro ponto importante é não se ignorar as cólicas menstruais. Esse é um dos principais sintomas da doença, bem como dores durante a relação sexual, desconfortos no sistema urinário e no intestinal. Porém, a doença é tão enigmática que já foram registrados casos silenciosos, ou seja, sem sintomas. Um dos primeiros exames a serem feitos é a ecografia transvaginal. A certeza só é obtida por meio de biópsia, realizada de diferentes maneiras, mas a melhor delas é a videolaparoscopia.

A pior consequência da endometriose é o risco da infertilidade. Para as pacientes que pretendem engravidar recomenda-se a cirurgia. Para aquelas que ainda não pensam nisso, o tratamento é feito na manipulação de pílulas anticoncepcionais. Ainda não há cura, mas há tratamentos que aliviam as dores, diminuem o tamanho do revestimento, evitam a progressão da endometriose e buscam manter a fertilidade da paciente. Sem falar na qualidade de vida da mulher, que passa a não ter mais as enormes dores causadas pela doença.

Ficou com dúvida ou quer sugerir um tema?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br