Organize a sua rotina e dê sentido para sua vida

A falta de organização na vida prejudica a pessoa. Ela pode se sentir pouco útil, desanimada, com dificuldade em realizar as atividades necessárias, relaxar e aproveitar as coisas boas de forma saudável.

Não saber administrar o dia a dia pode ser perigoso, pois ela pode deixar a sua vida “passar”, perdendo a oportunidade de realizar aquilo que a deixaria motivada, que a faria crescer emocionalmente, pessoalmente e profissionalmente. Com isso a pessoa pode ficar “perdida”, não realizando seus objetivos. A falta de organização no dia a dia pode ser reflexo da falta de organização mental e emocional.

Quem organiza a vida cotidiana, costuma estar organizado emocionalmente. Para isso  é necessário o autoconhecimento.

Criar “uma certa rotina” é importante. A rotina não precisa ser uma prisão (cansativa ou chata), pode existir flexibilidade nesse planejamento (rotina). Alguns funcionam melhor sem determinar exatamente aquilo que vão fazer durante a semana, mas mesmo essas pessoas, de certa forma, planejam suas vidas para assim manter o seu trabalho, relações, diversão…

É fundamental planejar momentos para:

*Saúde(exemplo: acompanhamento psicológico, atividades física, alimentação saudável)

*Responsabilidades(exemplo: trabalho, organização financeira, cuidados com aqueles que dependem da pessoa)

*Família e amigos(exemplo: cultivar as relações e laços familiares)

*Lazer(realizar atividades que tragam prazer, criatividade e relaxamento)

Essa organização ajuda a melhorar a qualidade do dia a dia, a ter objetivo e  domínio da própria vida (equilíbrio e segurança). A rotina é terapêuticapara todas as pessoas, principalmente para aquelas que têm alguma dificuldade emocional.

No começo pode ser difícil se organizar e cumprir aquilo que se programou a fazer, mas quando a pessoa se acostuma com a rotina, ela colhe frutos positivos.

É interessante sempre repensar sobre:

*O que faço com minhas horas, semanas?

*O que eu tenho feito com meus anos de vida?

*Como estou “gastando” o meu tempo?

Não precisa estar sempre fazendo algo. Também é interessante reservar um momento para “não fazer nada”, para relaxar e contemplar lugares bonitos.

Saber aproveitar a vida exige maturidade. Quando fica difícil esse planejamento, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

www.michelliduje.com.br 

Voltar ao topo