Pessoa insensível

Algumas pessoas têm dificuldades em dar carinho, apoio, compreensão porque elas não receberam isso durante a vida, não entendem ou tiveram alguma questão emocional que ficou mal resolvida. Isso costuma interferir e prejudicar nas suas relações, em elas conseguirem dar e também receber dos outros demonstrações de afeto e suporte emocional.

Muitas vezes essas pessoas não se permitem dar atenção aos próprios sentimentos, a chorarem, se emocionarem. Fogem ou se privam daquilo que podem sensibilizá-las. É pesado para elas lidarem com essas emoções e sentimentos, geram confusão. É como se elas sentissem que perdem o controle delas mesmas quando isso aparece. Mas na verdade elas só vão ter o controle quando encararem seus sentimentos, enfrentando suas inseguranças e superando seus bloqueios.

É difícil dar aquilo que não se teve, que não se permite, ou tem medo. A pessoa sofre com isso, como também quem está próximo dela. Os namorados ou conjugues, familiares e amigos muitas vezes não conseguem entender essa dificuldade, podendo interpretar essa “insensibilidade” como desinteresse e rejeição. Afinal eles esperam afeição, aceitação e compreensão.  Essa questão é complicada para os dois lados, o “insensível” geralmente se sente cobrado e pressionado quando é colocado para ele a necessidade de toque ou aproximação emocional do outro.

Isso tudo costuma trazer muitos problemas, angústias e sofrimentos para a pessoa:

-Desentendimentos com as pessoas próximas.

-Dificuldade de demonstrar emoção na frente dos outros.

-Dificuldade de se emocionar, chorar, mesmo sozinha.

-Dificuldade de pensar, falar e enfrentar aquilo que a machuca ou tormenta.

-Pode se tornar mais agressiva ou impaciente com algumas coisas ou pessoas.

É interessante refletir o que leva a pessoa evitar se envolver emocionalmente consigo e com os outros.

O que há por trás dessa “insensibilidade”?

-O que sinto quando alguém se aproxima?

-O que acredito que acontecerá se eu me sensibilizar com algo? Existe algum pensamento de que isso pode me deixar frágil emocionalmente?

-Como era a relação com meus pais e minha família? Isso pode influenciar nas minhas relações atualmente?

Quando a pessoa não consegue lidar com essas situações sozinha, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

 

http://www.michelliduje.com.br/