Opinião: Chega de mortes no MMA!

Cris Cyborg teve momentos tensos para bater o peso no ano passado. Foto: Reprodução.

O quanto você valoriza a sua vida? Até que ponto vale o seu esforço físico para que atinja um objetivo? Vale a pena ficar horas e horas com a sua saúde em risco? Sou fã do MMA. Não sou atleta. Não sou médico. Mas, tem sido um consenso geral que os métodos adotados para a perda de peso dos lutadores não são lá essas coisas.

Recentemente, vimos um documentário extremamente chocante sobre a nossa gloriosa Cris Cyborg (veja o vídeo abaixo). Em setembro do ano passado, a curitibana ficou muito debilitada para bater o peso para o UFC Brasília. Os momentos de tortura passados pela atleta da Chute Boxe foram registrados e divulgados, gerando polêmica em todo o mundo.

Sabe o que mudou depois de toda aquela repercussão? Nada. No mês passado, o russo Khabib Nurmagomedov foi retirado de uma das principais lutas do UFC por conta do risco que correu ao perder peso para enfrentar o americano Tony Ferguson. Estamos falando de UFC, não é de qualquer evento de beira de estrada.

Em 2013, o brasileiro Leandro Feijão morreu ao tentar perder 15kg em uma semana. Ele havia tomado diuréticos e acabou tendo um infarto. Feijão tinha 26 anos e estava dentro de uma sauna. A sauna, aliás, é o palco principal da tortura. Ali, os atletas perdem líquido e ficam parecendo caveiras que, literalmente, lutam pela vida.

Leandro Feijão morreu em 2013 ao tentar perder peso para uma luta.
Leandro Feijão morreu em 2013 ao tentar perder peso para uma luta.

Hoje, podemos dizer que o MMA é um dos esportes mais populares do mundo. Os eventos são sensacionais. É tudo moderno, tudo muito chamativo. Mas, a dieta ainda é arcaica. Como disse anteriormente, eu não sou médico. Porém, alguém precisa tomar alguma atitude para virarmos a página e evitarmos mais mortes no MMA. A vida tem muito valor. Oss!