Curitiba será piloto de cidade inteligente no Brasil

Protocolo oficial foi assinado por membros do IBQP, Iprocade e Inteli

Curitiba vai abrigar o projeto piloto brasileiro na implantação do Índice de Cidades Inteligentes 2020, um indicador criado para medir a inovação de cada município. Desenvolvido pelo Inteligência em Inovação (Inteli), de Portugal, o ranking vai avaliar cinco indicadores (inovação, sustentabilidade, inclusão, gestão e conectividade), sendo composto por mais de 80 parâmetros específicos. A capital paranaense será a primeira cidade do Brasil a participar do levantamento, que, em Portugal, conta com 40 municípios integrantes da Rede de Cidades Inteligentes (Rener). O protocolo oficial foi assinado pelo Inteli, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Instituto de Promoção de Capacitação e Desenvolvimento (Iprocade) no último dia da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014).

 Os benefícios para as cidades, mais do que a elaboração de um ranking, estão na criação de mecanismos que permitam a avaliação das cidades e a sua evolução ao longo do tempo. “Essa base de informação dá suporte a tomada de decisões dos governos, apoiando a decisão das políticas públicas”, explicou Catarina Selada, diretora do departamento de Cidades & Territórios da Inteli. A construção de uma Smart City depende de uma série de fatores e, por meio deles, é possível analisar o que está evoluindo e incentivar o empreendedorismo, tanto na participação popular quanto na criação de pequenas e grandes empresas.

 Na opinião do presidente do IBQP, Sandro Vieira, a formalização do protocolo está alinhada ao interesse do instituto de promover o empreendedorismo e a inovação em prol de um benefício comum. “Está em nossa gênese falar de indicadores, metodologias. Não à toa, esse projeto terá a nossa participação, com o objetivo de permitir a conexão entre o governo, a academia e a iniciativa privada, ajudando a construir cidades inteligentes”, afirmou.

 O coordenador do Fórum iCities, André Telles, revelou, em sua palestra sobre “Branding City”, isto é, a construção da marca de uma cidade, que o desenvolvimento de um índice específico permite às cidades conhecer suas forças e fraquezas. Dessa forma, é possível direcionar investimentos e esforços em prol de determinadas áreas. “Ou seja, pode-se comunicar com mais consistência nos índices mais baixos, que necessitam de mais incentivo, e os bons resultados servem de exemplo aos demais participantes”, explicou.

Índice português

 Do outro lado do Atlântico, todas as cidades integrantes do Índice somam 45% da população portuguesa, contendo municípios com diferentes características: Baião, por exemplo, conta com cerca de 20 mil habitantes, enquanto Lisboa administra mais de 542 mil cidadãos em seu território. Em 2012, o índice foi aplicado a 20 cidades. “Ao contrário do que se pensa, Lisboa obteve um bom resultado, mas, se analisarmos outros aspectos, há cidades mais desenvolvidas, como em sustentabilidade. Ou seja, cria-se uma multiplicidade de análises possíveis quando se analisam os indicadores e se comparam os dados”, afirma Catarina. A previsão é de que a segunda edição, já com o resultado de Curitiba no levantamento, seja divulgada no fim de 2014.

CICI2014

 A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras chega a sua terceira edição, em 2014. Com o tema “Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI”, o evento receberá palestrantes e participantes do mundo inteiro para compartilhar experiências e soluções inovadoras para as cidades. As edições de 2010 e 2011 da Conferência receberam um total de sete mil pessoas em seis dias de evento – 3,5 mil em cada edição -, com cerca de 300 conferencistas e mais de 500 municípios representados.

 Com base em seis eixos de trabalho, a CICI2014 terá palestras e temas que poderão ser aprofundados paralelamente no Fórum iCities, evento que também chega a sua terceira edição, agora incorporado à Conferência Internacional. O Fórum Internacional iCities tem foco na exposição de ideias sobre novas concepções de desenvolvimento urbano, baseadas, principalmente, em fatores como sustentabilidade e tecnologia.

 Realização: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Curitiba. Patrocínio Master: Sanepar. Patrocínio: Itaipu Binacional, CEIIA, Renault, Volvo, Tecnisa, Positivo Informática e Copel Telecom.

Porto a Porto e Casa Flora promovem semana espanhola, nas cidades-sede da copa

Oscar Montaña

Evento temático, idealizado para interagir com os clientes, terá degustações do jamón ibérico e vinhos espanhóis.

A proximidade com a Copa do Mundo mobilizou duas das mais representativas importadoras do Brasil, as parceiras Porto a Porto e Casa Flora, a criar uma programação gourmet com o intuito de promover o consumo de produtos espanhóis de alta qualidade, antes e durante o Mundial.

Segundo Camila Podolak, gerente de marketing da importadora Porto a Porto, a Semana Espanhola visa prestigiar a seleção desse país que representa um dos principais mercados exportadores de vinho. “Para agregar valor ao evento, contaremos com a presença de Oscar Montaña, proprietário da vinícola Marqués de Tomares e, Jose Ramon, proprietário do Grupo Josep Llorens I Fills. Juntos, eles irão promover degustações de seus produtos em palestras, ações interativas com clientes e wine dinners, sempre em locais ambientados pelas cores da bandeira e ao som de música espanhola”, explica.

O circuito em torno da enogastronomia espanhola será realizado somente nas capitais que serão sede dos jogos do Mundial. Em Curitiba, a Semana Espanhola, com a presença dos exportadores, acontecerá entre os dias 23 a 25 de maio. Além da capital paranaense, o evento terá agenda em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para mais informações sobre as importadoras, acesse: www.portoaporto.com.br e www.casaflora.com.br

Programação:

23/05 – Adega Brasil (noite de palestra e degustação comandada Oscar Montaña e Josep Jamon );

23/05 (das 14h às 17h)– Saint Germain Ecoville (degustações comandadas por Oscar Montaña e Josep Jamon);

24/05 (das 9h às 15h) – Mercado Municipal (degustações comandadas por Oscar Montaña e Josep Jamon);

24/05 – Pata Negra (degustações comandadas por Oscar Montaña e Josep Jamon – final de tarde e noite);

25/05 – Pata Negra (degustações comandadas por Oscar Montaña e Josep Jamon);

Paranaense volta de congresso sobre Micropigmentação na Inglaterra‏

A paranaense Valéria Yoshino, que trouxe a técnica exclusiva de micropigmentação para a Curitiba, acaba de voltar de Manchester, na Inglaterra, onde participou do Congresso Internacional de Micropigmentação, conduzido pelo criador da técnica, o espanhol Mário Gisbert. Valéria é uma das três profissionais credenciadas a aplicar a técnica exclusiva no Brasil e, em sua participação no evento, foi responsável pelo apoio ao palestrante no palco ao auxiliar nas demonstrações do procedimento.

Ary Toledo é Show

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, o humorista e piadista Ary Toledo, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, desembarcará em Curitiba com o espetáculo Ary Toledo é Show, show produzido para celebrar os seus 53 anos de carreira.  Durante a apresentação, que tem 1h30 de duração e é dividida em quatro etapas (Política, Sogra, Crianças e Raças), Ary Toledo vai além de suas peripécias inspiradas na criançada, aliado a sátira política atual, que é sempre um prato cheio para suas piadas hilariantes. Ele aposta que a reciprocidade é que faz a comunicação e isso se dá por meio dos risos e aplausos motivados por uma interação constante com a plateia.  espetáculo Ary Toledo é Show será apresentado no Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135) a partir das 21h, na sexta e no sábado, e das 19h, no domingo. Os ingressos custam R$ 60, R$ 45 (para compra antecipada até o dia 15) e R$ 30 (meia), e podem ser adquiridos nos pontos de venda do Disk Ingressos nos shoppings Palladium, Mueller e Estação; pelo telefone (41) 33150808; e no portal www.diskingressos.com.br. Mais informações no sitewww.teatrobomjesus.com.br ou pelo telefone (41) 3315-0808.

A 5ª edição da inesquecível Casamento Week chega em Curitiba

O workshop mais aguardado pelas noivas e interessados pelo ramo de eventos chega a Curitiba. Após o grande sucesso das edições anteriores, a Inesquecível Casamento Week passou por uma remodelação e além da mudança no nome, agora o evento permanece na cidade por mais um dia. Serão 62 expositores participando do evento e esclarecendo as dúvidas mais comuns sobre o casamento desde o planejamento até a execução. Além dos estandes montados pelos parceiros da 3R Studio Editora, a programação está repleta de talk-shows, paletras, mesas redondas e outras atrações para entreter os visitantes.

PALESTRAS

As palestras confirmadas para a Inesquecível Casamento Week terão temas variados, a do dia 16, ministrada pela Formalize Eventos será “Etiqueta em Casamentos”, no sábado, dia 17, Reynaldo Cavalcanti dá algumas dicas de fotográfica com “Um Novo Olhar Fotográfico”, e para finalizar, no domingo, Hermes Custódio ajuda a definir o cardápio da sua festa compartilhando a sua experiência como Chef do Buffet Castelo do Batel.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

A 5ª Edição da Inesquecível Casamento Week será realizada nos dias 16, 17 e 18 de maio no Castelo do Batel em Curitiba. Durante todos os dias do evento, haverá desfiles dos melhores ateliers do sul do Brasil, nomes como Solaine Piccoli, Gesoni Pawlick e Julio Borck estão entre os estilistas que desfilarão seus modelos na passarela da ICWEEK. Além dos desfiles, o grupo “Dança para Noivos”, especializado em coreografias produzidas especialmente para os noivos inovarem na hora da valsa, marcarão presença no evento com apresentações diárias.

Alguns dos expositores que estarão na ICWEEK são:

K Paionk e Cíntia Creplive &ndash,; Acessórios; MRC Hotéis e Turismo; Top Geradores; La Madre Ambientes e ME Movelaria; Adega Brasil e Chandon; Dellicato Bem Casados; Cristiano Machado, Confeitaria Zuchi, Juli Doces, Viviane Malucelli – Bolos; Buffet Castelo do Batel; Alexandre Barros, Amanda Cidral, Simoni Rodrigues, Suzana Cristo, Vanessa Kirchner, WEvents – Cerimonial; Dança dos Noivos; Chiliflor e Maria Flor; La Fabrique Mesas e Tremarie Design; Transamérica Light; Mahara Alberttoni, Neusa e Aninha Almeida, Spa Tereza Zanchi – Dia da Noiva; Gesoni Pawlick, Julyo Borck, Karla Vivian, Solaine Piccoli – Estilistas; Adalberto Rodrigues, Anderson Miranda, Braza Foto e Filmagem, Camila Ferraz Fotografia, Marlise Fotografia, Namester, Roman Fotografias, Rox Studio, Studio One; Led Wave; Beneditos – Lembranças; Fast Shop – Lista de Presentes; Brava Day Club, Chácara Luz da Mata e Castelo do Batel; Hotel Bourbon; Douglas Ranzolin, Giovanna Martins, Ilse Lambach, Luciana Krizanowski, Mario Paiva Designer Floral, Rossana Lazzarotto; Violinarte – Orquestra; Arte Holográfica e Pistas de Dança.com; MWA Som e Imagem, MX Sound Light Designer; Quality Fitness; Camboriú Video, Griffe Wedding Movies, Olhares Filmes.

No site da Inesquecível Casamento Week você encontra a programação completa dos três dias de exposição e pode comprar o seu ingresso antecipado para participar do maior evento de Noivas do sul do Brasil. As vendas online encerram no dia 14 de maio de 2014, às 18h.

3R STUDIO EDITORA

Rua Conselheiro Laurindo, 502 conjunto 202 – Centro
Curitiba – Paraná
(41) 3082-2919
http://www.3rstudio.com.br/
www.inesquecivelcasamento.com.br