Perigo dos anabolizantes

Sim, existe uma grande diferença entre reposição hormonal e uso de esteroides com o objetivo de melhorar a performance atlética de forma irregular.

A testosterona é um hormônio encontrado em maior quantidade em pessoas do sexo masculino. Sua produção ocorre quase totalmente nos testículos. As mulheres produzem a esse hormônio em quantidade menor, o que explica possuírem percentual de massa muscular inferior em relação aos homens.

Apesar de alguns estudos demonstrarem que o uso dessas substâncias pode ser utilizado com o apoio de um endocrinologista, na grande maioria dos casos ocorre sem acompanhamento desse profissional. A reposição hormonal masculina deve ser empregada somente com objetivo terapêutico.

Principais efeitos colaterais em geral em relação ao uso indiscriminado(homens e mulheres):

Problemas hepáticos: O uso de anabolizantes causa sobrecarga no fígado, em situações mais severas foram observadas a completa perda da função desse órgão;

Hipertensão: É comum o aumento da pressão arterial, por consequência o risco de AVC passa a ser maior;

Colesterol: Foram observados aumentos significativos de LDL (Colesterol ruim) e redução de HDL (Colesterol bom);

Alterações comportamentais: Estudos realizados com indivíduos usuários de anabolizantes constataram alterações de humor, aumento da agressividade e aumenta das chances de depressão;

Aparecimento de acne: O uso de anabolizantes está associado ao surgimento e aumento de acne.

Tumores: O uso de anabolizantes está associado a diversos tipos de tumores.

Efeitos colaterais específico em mulheres:

Voz: O uso dessas substâncias faz com que a voz da mulher se torne mais grossa;

Seios: Pode reduzir o tamanho dos seios;

Pelos: É comum o aumento de pelos em mulheres que fazem o uso de anabolizantes;

Órgãos Genitais: Normalmente ocorre aumento dos órgãos genitais, especificamente o tamanho do clitóris.

Efeitos colaterais específicos em homens:

Redução da produção natural: Com o uso de anabolizantes, os testículos passam a produzir cada vez menos testosterona, já que os níveis circulantes estão acima dos normais. Com a interrupção do uso o organismo possui uma janela para o retorno da produção, o que acarreta inúmeros problemas, como atrofia testicular irreversível;

Surgimento de mamas: É observado o surgimento de mamas em indivíduos do sexo masculino, em função dos altos níveis de estrogênio circulante.

O uso de testosterona é recomendado em várias situações, inclusive em atletas, entretanto deve ser utilizado com acompanhamento de um endocrinologista que fará a prescrição em níveis corretos para o uso.

Nunca utilize qualquer substância sem acompanhamento médico, os resultados podem ser positivos em curto prazo, entretanto os efeitos em médio e longo prazo podem ser desastrosos.

Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com