Uma hortaliça versátil

Dando continuidade ao nosso cardápio de Páscoa, hoje me proponho a comentar nossa guarnição, um arroz com espinafre, onde a versatilidade do arroz se associa à versatilidade desta folha de fácil plantio, rica em ferro mas também rica em oxalatos.

Em um papo mais técnico, o oxalato é um composto presente nas folhas em geral e no nosso organismo desempenha um papel de vilão por se associar aos minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco entre outros. No entanto, pode ter sua ação prejudicial minimizada quando junto fornecemos uma boa fonte do elemento que será quelado (associado ao oxalato formando um composto que não temos capacidade de absorver) desta forma impedindo a absorção do mineral a ele associado.

Nesta proposta de guarnição, o requeijão, uma boa fonte de cálcio, entra como complementação deste mineral que poderia estar menos biodisponível por causa do oxalato.

O espinafre é uma folha extremamente versátil, por sua textura macia, é muito usado em molhos, recheios de massas cozidas, quiches e também agregando sabor e fibras ao arroz nosso de cada dia.

Além disso, é uma das primeiras hortaliças que são introduzidas na alimentação por suas características de textura. Sendo rico em água ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de ser cozido em água o que alteraria sua cor final.

Arroz com espinafre

Ingredientes
1/2 xícaras de chá de arroz parboilizado
3 xícaras de chá de água
1 maço de espinafre
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de cebola picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparar

Lavar o arroz e adicionar a água total.
Reservar.
Aquecer o óleo com o dente de alho amassado em uma panela, acrescentar o arroz com a água e sal a gosto.
Retirar as folhas dos talos do espinafre e lavar bem.
Levar ao fogo uma panela com as folhas do espinafre em fogo baixo. Mexer de vez em quando para não queimarem. Reservar a água que sai das folhas para utilizar quando cozinhar feijão. Picar as folhas escorridas do espinafre e reservar.
Em outra panela refogar a cebola na manteiga, acrescentar as folhas do espinafre e pimenta do reino a gosto.
Quando o arroz estiver quase seco, adicionar as folhas refogadas do espinafre e o requeijão. Servir quente para preservar a cremosidade do arroz.