Já deu aquela “torradinha básica” neste verão? Sol sem proteção, não!

Queimaduras de sol são preocupantes. Foto: Freepik

Quero começar te fazendo uma pergunta: já tomou sol sem usar o protetor solar? Deu aquela torradinha básica que te deixou igual a um camarão? Hummmm….isso não é um bom sinal e já te conto os porquês.

Janeiro Branco: cuidar da mente faz bem pra gente!

Estamos no mês de férias, de muita gente na praia, dias lindos e um baaaaaita calor. É claro que tem muita gente “lagarteando” no sol sem proteção. Às vezes porque vai só no fim de semana e quer garantir um bronzeado, porque simplesmente esqueceu de passar o protetor, ou esquece de retocar. Sim, porque com esse calorão, a proteção derrete junto com o suor.

+ Leia mais: Esperança sem ação, não passa de ilusão

E a gente tem que falar sobre isso, porque o câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil, pode se espalhar rapidamente pelo nosso corpo se não for diagnosticado e cuidado.

+ Leia mais: Enxergue com os olhos e com o coração

E apesar de as chances de cura desse tipo de câncer serem bem altas, nos últimos 10 anos, mais de 30 mil pessoas morreram aqui no Brasil. Então não podemos dar mole para as estatísticas. A gente tem que se cuidar.

Quais as dicas de hoje pra driblar os riscos?

  • Bom já falamos uma: a proteção solar, que é super importante para a prevenção.
  • Mas também temos que cuidar com os horários de exposição ao sol. Entre 10 da manhã e 16h, os raios estão muito mais agressivos.
  • As pessoas de pele e olhos claros também são mais sensíveis, por isso precisam redobrar os cuidados.
  • Uma dica suuuuper importante: observar bem os sinais do nosso corpo: feridas que não cicatrizam, manchas que coçam, descascam ou sangram e pintas que mudaram de tamanho ou de cor são sinais de alerta. Percebeu algum desses sintomas, procure um médico.
  • E sempre que puder, ajude uma ONG que trabalha por essa causa. A APACN e a Rede feminina de combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner, por exemplo, ajudam muito a população e precisam contar com o nosso apoio. Se você pode ajudar, aqui vão os contatos:

APACN – Site: https://apacn.com.br/ – Insta: @apacn.pr

Rede Feminina de Combate ao Câncer – Site: https://erastogaertner.com.br/rede_feminina.php?id=5 – Insta: @rfcc_curitiba


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo