Esperança sem ação, não passa de ilusão

Foto: Freepik

Estamos quase no fim do ano. Já naquele momento de fazer a listinha de promessas pra 2024. Falando nisso, já fez a sua? Quando a gente fala em ano novo, logo vem à mente a palavra esperança. Esperança de dias melhores, esperança de sermos pessoas melhores, esperança de vivermos em um mundo cada vez melhor.

Tem até aquele velho ditado que diz que “a esperança é a última que morre”, não é isso? E o dia da esperança tá chegando! Você sabia que o último dia do ano é o dia Mundial da Esperança?

Você ama os pets? Então esse recado é especial para você!

Bem, isso é o que o ditado diz, mas enquanto eu pensava no que iria escrever na coluna nesta semana, e pesquisando um pouco mais sobre esperança, li algo diferente: “a esperança é a primeira que nasce”, especialmente quando tudo parece perdido. Eu acrescento a esse dizer, uma outra reflexão: “esperança sem ação, não passa de ilusão”. Porque não adianta ter esperança, ter fé, mas não fazer nada pra colocar os objetivos em prática.

+ Leia mais: Você já leu a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Pois deveria!

Você promete que vai emagrecer aqueles quilinhos, mas nada de se exercitar e de controlar a alimentação. Você promete que vai ler mais, mas atravessa a rua quando passa em frente a uma livraria, ou deixa aquele livro que começou há meses mofando na prateleira. Você promete que será uma pessoa mais solidária, que vai fazer um trabalho voluntário, mas as oportunidades aparecem e você ignora. Aí não tem esperança, não tem fé que faça as coisas acontecerem.

E qual é a dica de hoje para renovar as esperanças para 2024?

A dica é acrescentar o ingrediente “ação” em tudo aquilo que você tem esperança que aconteça.

  • Que ser mais saudável? Tem que olhar pra alimentação e pra atividade física.
  • Quer ser uma pessoa melhor? Procura um terapeuta pra tratar seus grilos, escolhe uma virtude pra se aprimorar, estude mais.
  • Quer ser mais solidário? Escolha uma ONG pra se voluntariar, uma causa que te inspire a fazer boas ações. E nessa empreitada do ser mais solidário a gente pode te ajudar. Colocamos a seguir um link que te leva pra uma lista de ONGs que precisam de ajuda. Basta clicar aqui: https://programaimpulso.org.br/osc/

Começamos esse último texto do ano com o ditado “a esperança é a última que morre” e vamos terminando com outro: “faça o bem sem olhar a quem que o retorno vem”. Você que já ajudou alguém em uma campanha solidária, que já teve oportunidade de fazer um trabalho voluntário, sabe do que eu estou falando.

+ Fique esperto! Você é intolerante? Leia e descubra

Quando fazemos o bem, nós mesmos ganhamos. Ganhamos a satisfação de ajudar e de contribuir na prática para uma sociedade melhor. Isso é o que todos desejamos e que começa dentro de nós.

+ Leia mais: Enxergue com os olhos e com o coração

Então, topa fazer a lista de promessas pra 2024 colocando muita ação nessa esperança?

Desejo a você que nos acompanha aqui na Tribuna ótimas festas e um 2024 recheado de promessas cumpridas e sonhos realizados. Te espero no ano que vem.


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo