Cinco dicas para ajudar a salvar o meio ambiente

Foto: Freepik

Hoje nós vamos falar de um tema importantíssimo, que aliás está sendo discutido no mundo inteiro: o meio ambiente. Aliás, dia 26 de janeiro é o dia mundial da Educação Ambiental. E a gente tem que falar sobre isso porque a poluição, a mudança brusca nas temperaturas, os eventos climáticos extremos, calorão fora do normal, tudo isso tem a ver com as nossas atitudes, sabia?

Já deu aquela “torradinha básica” neste verão? Sol sem proteção, não!

E falando em atitudes, quero te perguntar: O que você está fazendo hoje para ajudar o meio ambiente? Separa o lixo reciclável, leva sua sacola retornável para o mercado? Conta aí nos comentários qual é a sua contribuição para termos um mundo melhor.

Esse mundo melhor, que todos nós queremos, com ar mais fresco, estações do ano mais definidas e com recursos naturais que garantam o futuro das próximas gerações é uma questão de sobrevivência. Pra você ter uma ideia do quanto o problema é complexo, a economia também pode entrar em colapso sem recursos.

Janeiro Branco: cuidar da mente faz bem pra gente!

O Fórum Econômico mundial recentemente mapeou os 10 principais riscos para a humanidade na próxima década. E desses 10 riscos, 5 são relacionados ao meio ambiente.  Isso é trágico, mas a parte boa é que a mudança também está nas nossas mãos.

+ Leia mais: Esperança sem ação, não passa de ilusão 

Por isso separei aqui algumas dicas para que você possa começar a fazer a sua parte agora mesmo. Mas adianto: nada funciona se você não quiser SE EDUCAR em primeiro lugar.

5 atitudes que salvam o meio ambiente

  • A 1ª atitude diz respeito à consciência na hora de consumir. Acostume-se a pensar se realmente precisa de tanta roupa, objetos, acessórios. Escolher produtos mais sustentáveis, e, sempre que possível, recusar embalagens, canudos e sacolas, já que depois tudo isso vira lixo.
  •  A 2ª é justamente sobre o lixo. Se a gente gera tanto lixo, pelo menos deveríamos reciclar e separar esse lixo adequadamente. Vidros, plásticos, papeis, alumínios e até tecidos podem e devem ser reciclados. E além disso, tem os lixos que são altamente tóxicos para o meio ambiente e que precisam ser descartados de forma muito consciente, como por exemplo o lixo eletrônico. A ONG Elo Apoio Social e Ambiental faz a coleta desse material. Seu lixo também pode servir de matéria prima para os projetos da Associação Superação, que usa tecidos, persianas, papeis de parede e materiais de estofaria em seus cursos de geração de renda. Deixamos os contatos das ONGs a seguir.
  • A 3ª atitude é escolher meios der locomoção menos poluentes. O meio ambiente agradece se a gente usar mais o etanol, o transporte público, as bicicletas, ou as pernas mesmo.  E olha que uma boa caminhada traz duplo benefício: para a saúde e meio ambiente.
  • A 4ª atitude é valorizar o verde. Tem um terreninho aí que dê para plantar uma árvore? Que tal contribuir? Se não tem como plantar, ao menos preserve as árvores e áreas verdes que já existem. Essa história de cortar árvore porque a folha cai e suja o quintal, ou de queimar lixo nos terrenos baldios, além de ser terrível para o meio ambiente, ainda pode ser crime. E por falar em crime, se perceber alguém cometendo crime ambiental como desmatamento, queimada em mata ou floresta, maus tratos aos animais, pesca ilegal e outros delitos, denuncie pelo  181 ou pelo 190 se o crime estiver acontecendo no mesmo momento.
  • E a 5ª e última atitude é apoiar uma ONG que trabalha com essa causa.

Deixamos alguns contatos aqui para já facilitar o seu trabalho:

Insta:@eloapoiosocialeambioental – aceita doação de lixo eletrônico

  • Associação Superação 

Insta:@_associacao_superacao – aceita doação de tecidos, persianas, papel de parede e materiais de estofaria que viram peças de decoração e acessórios que geram renda.

E então, bora causar o bem fazendo a nossa parte?

Voltar ao topo