Vai uma “aguinha” aí? Você já ouviu falar de “pegada hídrica”?

A água é um recurso natural, vital e finito para a sobrevivência de todos os seres vivos e desempenha um papel fundamental em diversos setores da sociedade. O cuidado e a preservação desse recurso são essenciais para garantir um futuro sustentável para o planeta.

Mas será que para cuidar desse bem tão precioso é necessário apenas fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou tomar banhos mais curtos?

Temos muito mais possibilidades de atuar na preservação desse bem e eu vou contar aqui para vocês. Um conceito importante nesse contexto é a PEGADA HIDRICA, que representa a quantidade total de água consumida direta e indiretamente por um indivíduo, produto ou organização.

Como manter atitudes sustentáveis com o meio ambiente durante viagens

A pegada hídrica de um item ou atividade leva em consideração não apenas o consumo direto de água, como o utilizado para beber ou tomar banho, mas também a água necessária para a produção de bens e serviços ao longo de toda a sua cadeia de produção.

Entender a pegada hídrica é crucial para tomarmos decisões mais conscientes e sustentáveis em nosso cotidiano, afinal toda vez que compramos algo ou escolhemos um produto para nossas vidas, estamos escolhendo o tipo de mundo que queremos.

+ Leia mais: Compostagem em casa: porque “reciclar” o lixo orgânico é tão importante?

Vamos analisar a pegada hídrica de alguns produtos comuns, começando pelo celular. A fabricação de um smartphone requer uma quantidade significativa de água, desde a extração de metais e minerais até a produção dos componentes eletrônicos. Ao escolhermos produtos eletrônicos mais eficientes e DURÁVEIS, podemos reduzir nossa pegada hídrica associada a esses dispositivos.

E temos que lembrar que não precisamos trocar de celular cada vez que um modelo novo é lançado. Só por curiosidade, para produção de um celular são consumidos mais de 15 mil litros de água.

+ Leia mais: O que fazer, como cidadão comum, para combater as mudanças climáticas

O papel também contribui para a pegada hídrica, considerando o processo de produção a partir da celulose de árvores. Optar por papel reciclado ou reduzir o consumo de papel no dia a dia são ações que podem fazer diferença (aqui bato na mesma tecla: repensemos a necessidade da impressão, pois cada folha no tamanho A4 gasta 10 l de água para sua produção).

Já as calças jeans, símbolo da moda contemporânea, demandam água desde o cultivo do algodão até a fabricação do tecido. Escolher marcas que adotam práticas sustentáveis na produção de roupas pode ajudar a minimizar a pegada hídrica relacionada à moda.

O hábito de comprar em brechós tem crescido significativamente no Brasil e é uma escolha amiga da redução da pegada hídrica.

+ Leia mais: Você sabia que as cápsulas de café têm grande impacto no meio ambiente?

Até mesmo as escolhas alimentares têm impacto na pegada hídrica. Tomemos como exemplo uma maçã. O cultivo dessa fruta implica o uso de água para irrigação, além da água necessária para processos como a produção de fertilizantes.

Optar por alimentos locais e sazonais, além de evitar o desperdício, contribui para a redução da pegada hídrica associada à nossa alimentação. Ao consumirmos uma maçã temos que considerar que para sua produção foram utilizados aproximadamente 125 l de água (A pegada hídrica de cada maçã pode variar dependendo do local de produção e do método de cultivo).

+ Leia mais: O incrível caso das bitucas de cigarro que não desaparecem e nem brotam

Segundo dados da ONU, o brasileiro consome 154 l de água diariamente, e varia dependendo do estilo de vida e hábitos alimentares. Ironicamente, muitas vezes esse consumo diário de água nao computa a media diária de ingestão de 2 a 3 litros. (Sim, existem pessoas que nao bebem água!!!)

Conscientizar-se sobre o impacto de nossas escolhas diárias e buscar alternativas mais sustentáveis são passos importantes para mitigar esse impacto.

Participei como mediadora de um programa de extensão chamado Arena Cultural e o tema trabalhado foi o ODS 12 – Producao e consumo responsáveis e tivemos como convidado o professor Dr. Augusto da Silveira e Verbo Ambiental

Confira o programa nesse link: https://www.youtube.com/live/hwpqBZKuBOE?si=AWChy0_FdFOwgD8y

Você pode calcular a sua pegada hídrica nessa calculadora

A importância do cuidado e da preservação da água é indiscutível. Compreender a pegada hídrica nos ajuda a tomar melhores decisões em hábitos e estilo de vida, contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta.

Ao adotarmos práticas mais conscientes em relação ao consumo de água, desde a escolha de produtos até nossos hábitos alimentares, estamos contribuindo para um futuro mais equilibrado e resiliente.

Tin-tin! Um brinde à vida!

Freepik
https://www.wwf.org.br/?85100/Falta-de-agua-potavel-preocupa-81-dos-brasileiros-aponta-estudo
Voltar ao topo