O que fazer, como cidadão comum, para combater as mudanças climáticas

Foto: Freepik

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade no século XXI. Só que esse momento ja esta mais do que presente nos nossos dias. O aumento das temperaturas por todo o planeta, eventos climáticos extremos e a degradação do meio ambiente são problemas urgentes que demandam ação imediata.

Conselho da Mulher Empresária da ACP completa 40 anos

Embora muitos de nós possamos sentir que somos apenas uma gota no oceano, que esse problema quem resolverá será a ONU, o governo, ou outra instituição de mesmo porte. Porém fazemos parte do contexto e cada cidadão têm o poder de fazer a diferença, de mudar seus hábitos e fazer a sua parte.

Por meio de pequenas ações diárias, contribui-se significativamente para amenizar o problema das mudanças climáticas. E como podemos perceber, nas notícias diárias, já passou da hora de todos nós agirmos.

+ Leia mais: Você sabia que as cápsulas de café têm grande impacto no meio ambiente?

O aumento da temperatura na Terra é resultado direto do aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, causada por uma alta pegada de carbono que estamos deixando por onde passamos. As principais causas incluem a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e atividades industriais.

+ Leia mais: O incrível caso das bitucas de cigarro que não desaparecem e nem brotam

As consequências são devastadoras e impactam a vida no planeta de várias maneiras, como: derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, eventos climáticos intensos mais frequentes, como furacões e secas prolongadas, além de ameaçar a biodiversidade, prejudicar a agricultura e afetar a disponibilidade de água doce.

Confira 10 dicas para os cidadãos para combater as Mudanças Climáticas :

  1. Economize energia em casa, desligando luzes e aparelhos quando não estiverem em uso. Se possível, faça a migração para as energias limpas. Hoje tem empresas que possuem redes de transmissão e distribuição (mercado livre de energia), usinas de energia e instalações de armazenamento de energia
  2. Prefira transporte público, bicicletas ou carros elétricos para reduzir emissões de CO2. Vá a pé ou de elevador.
  3. Reduza o consumo de carne e alimentos de origem animal.
  4. Recicle e reutilize materiais sempre que possível. Repense e reduza. Recuse também.
  5. Plante árvores e cuide da vegetação próxima a você. Tem espaço em casa? Plante uma árvore.
  6. Economize água, consertando vazamentos, captando água da chuva para utilizar na limpeza e tomando banhos mais curtos. Feche a torneira. Para escovar os dentes não é necessário mais do que um copo de água.
  7. Apoie políticas ambientais e pressione por ações climáticas. Exerça sua cidadania.
  8. Compre produtos locais e sazonais. Valorize o comércio da vizinhança. Que tal conhecer a Empório Handmade
  9. Reduza o desperdício de alimentos, planejando refeições e compostando resíduos.
  10. Eduque-se sobre as mudanças climáticas e compartilhe informações com amigos e familiares.

Juntos podemos fazer a diferença!


>>> Eu sou Ana Zattar e comando o perfil @anacatacomigo no Instagram, que traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental.

Voltar ao topo