Viver bem 3: Evite carboidratos ruins

Continuando nossa jornada rumo à verdadeira qualidade de vida, hoje falaremos sobre os carboidratos. Vamos falar de nutrição e peço para não encarar isso como um papo chato. É importante saber, primeiramente, que eles nunca são de origem animal. Todos vêm da terra, seja na forma de frutas ou grãos, que viram farinha pra fazer massas. É aí que mora o problema.

O carboidrato é o nutriente que fornece energia para a nossa máquina, como a gasolina para o carro. E esse combustível para nosso corpo é o açúcar que nossas células consomem junto com o oxigênio. Este açúcar é chamado de glicose. A quantidade desse açúcar no sangue é chamada de glicose sanguínea. Os alimentos que a natureza nos fornece deixam a glicose regulada e estável, mas tudo o que é feito de farinhas brancas e açúcar branco aumenta muito a quantidade de açúcar no sangue, e por consequência a produção de um hormônio chamado insulina, que tem a missão de remover essa glicose do sangue.

Pois bem, a insulina pega essa glicose e guarda nas células adiposas na forma de gordura corporal. Se essa alta quantidade de açúcar ficar constantemente sendo ingerida, o corpo para de produzir a insulina e a pessoa pode ter diabetes, doença fácil de controlar mas perigosa quando não se entende sobre ela. Melhor conhecer o que se come do que ficar refém de remédios, não é?

O que você pode fazer? Se a grande maioria das coisas que comemos na correria do dia-a-dia são massas feitas de farinha, como salgados de padaria, lasanha, etc., ou são feitas de açúcar, como chocolates e bolachas?

A indústria nos fornece inúmeras opções de alimentação, mas se queremos ser saudáveis, temos que nos aproximar do que a natureza nos oferece em seu estado mais original, como o arroz. Antes de ele ser branco e polido, ele era integral. É esse arroz integral que você deve comprar no supermercado, para você e sua família ficarem não só mais saudáveis, como mais esbeltos e em forma. Trocar o pão branco pelo pão integral também deve ser feito, e com o tempo você começará a achar gostoso, pois a quantidade de fibras, e o equilíbrio da distribuição da glicose que todo carboidrato integral proporciona faz aumentar a saciedade e diminui o apetite.

Quando você come um pão branco, a glicose sobe tão rápido, que imediatamente vem a insulina e carrega o açúcar do sangue diretamente para a gordura, deixando a pessoa com fome novamente, além de mais gorda. Isso não acontece com os carboidratos integrais.

Opções excelentes de carboidratos integrais são, também, o macarrão integral, lentilha, batata doce, grão de bico, aipim, entre outros.

Mas e o que fazer com a fome de doces? Você deve saber que nosso paladar é alterado pela indústria, tanto para o doce quanto para o salgado. Se você suportar ficar 3 dias sem doce nenhum, nem mesmo frutas, quando der a primeira mordida numa simples maçã, vai se surpreender ao nunca ter percebido o quanto aquele doce é prazeroso. Então, na hora da vontade de doces, recorra às frutas.

Tente incorporar esse mandamento aos anteriores, propostos aqui nessa coluna e também no Blog do Andre Pajé no Paraná Online.

Amanha falaremos sobre as proteínas e todo o seu papel na nossa meta, que é se auto conhecer para viver em saúde e equilíbrio. Não perca, espero você!

Grande abraço

Andre Pajé