Viver Bem 1: Coma de 3 em 3 horas

Moçada, começamos hoje aqui uma jornada da boa saúde. O desafio é melhorar nossa qualidade de vida. Acompanhe-nos e faça a sua parte por você. Os primeiros dez temas são um manual básico de como viver melhor. Sou André Pajé e estou disposto a lhe ajudar. Vamos lá?

Comer de 3 em  horas. É nosso primeiro mandamento. Geralmente é a primeira coisa que escutamos quando procuramos um nutricionista. Comer mais frequentemente e em menor quantidade. Se você entender o porquê vai ser mais fácil adquirir e manter esse hábito. Além do mais, procurar a qualidade de vida é afastar as doenças.

As pessoas que seguem o estilo de vida saudável dificilmente adoecem e até mesmo gripes se tornam extremamente raras. Quero lembrar aos amigos que comer de 3 em 3 horas é uma questão tão original do ser humano que um neném mama exatamente em intervalos semelhantes. Voltando ainda mais no tempo, nossos avós sempre comiam algo no meio da tarde, os trabalhadores dos campos sempre faziam um lanche pela manhã e também tinha o café da tarde. No interior e entre os mais antigos, esses hábitos ainda são mantidos. O que desviou os seres humanos modernos como nós desse hábito natural foi a correria do trabalho, o tempo perdido em transporte e se importar muito mais em trabalhar ou estudar do que prestar atenção nas necessidades do próprio corpo.

Quem não come de 3 em 3 horas acumula mais fome e não consegue parar de comer à noite ou sempre tem a necessidade de doce após o almoço. Isso faz ficar com mais preguiça o dia inteiro, aumentar a barriga e a flacidez muscular fica cada vez mais perceptível. Ao ficar sem comer por um intervalo grande, o corpo perde massa muscular.

Engana-se quem acha que deixar de comer força o corpo a tirar energia da gordura. Infelizmente o corpo “queima” o musculo. E, quando a pessoa fica com muita fome, achando que pode comer bem porque faz tempo que não se alimenta, o corpo aproveita somente o que consegue e todo aquele resto vira gordura, o que os médicos chamam de “tecido adiposo”.

Então, o segredo é colocar pequenas porções a cada vez, e aumentar a quantidade de vezes que se come por dia. Assim o corpo nunca perde musculo, (e até ganha) e também nunca armazena gordura. Comece a inserir frutas nos lanches intermediários, ou até mesmo alguns biscoitos integrais. Em pouco tempo você sentirá mais disposição e o corpo começa a se ajustar a esse ciclo natural, facilitando a perda de peso e a manutenção ou ganho de massa muscular.

Guarde bem esse mandamento e use as informações em seu beneficio. Ponha as dicas em prática, mesmo na correria do dia-a-dia, e dê o primeiro passo rumo à sua verdadeira qualidade de vida. Fique ligado nos próximos mandamentos.
 
Grande abraço

Andre Pajé