O que já se sabe sobre o Hospital Público Veterinário de Curitiba

Hospital Veterinário público de Curitiba. Foto: Divulgação

No último dia 17/01 foi lançado em evento concorrido no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, o Projeto do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, que será o primeiro do tipo no Paraná.

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel salientaram a importância desse hospital para a cidade, consolidando Curitiba como a principal cidade brasileira quando se trata da causa animal.

+ Leia também: Com as férias, fica a pergunta: e os pets? 

O projeto de um Hospital Público Veterinário era uma demanda de décadas das ong’s e ativistas da causa animal em Curitiba, sendo um dos pontos do plano de governo do Prefeito Greca.

Na Câmara Municipal o vereador Tico Kuzma já tinha apresentado proposta nesse sentido, inclusive em 2022 esteve em Porto Alegre conhecendo o hospital instalado na cidade desde 2014.

ONG Amigo Animal de Curitiba promoveu ação inédita no Brasil

O lançamento só foi possível graças a Lei Municipal 16.272, de 15 de dezembro de 2023, aprovada pelos vereadores e que garantiu ao município a doação de uma área da Votorantim Cimentos.

Localização

Será no Bairro do Taboão em uma área de 68.467,05 m2 em local doado pela Votorantim onde existia o Parque das Esculturas, agora denominado Parque São Francisco. As edificações existentes serão adaptadas para o hospital.

+ Leia também: Cuidado com as patinhas dos seus cães nos dias mais quentes

Inauguração

A inauguração do espaço será no dia 04 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis.

Quem será atendido?

O foco serão os cães e gatos em que os tutores sejam pessoas em vulnerabilidade social e protetores independentes cadastrados na Rede de Proteção Animal da Prefeitura. Inicialmente serão atendidos ao menos 40 (quarenta) pacientes por dia.

+ Leia mais: O seu cão é alérgico? Saiba como descobrir

É claro que o Hospital não atenderá a toda demanda existente na cidade, mas é o primeiro passo para a consolidação das políticas públicas relativas a saúde única, que trata do bem estar de pessoas e animais.

Vale salientar que atualmente a Prefeitura de Curitiba tem um dos maiores programas de esterilização de cães e gatos do Brasil além do Banco de Ração, atendimento clinico, SAMU Animal, entre outras ações.     

Eu, o vice Eduardo Pimentel, Karol Tartas e o vereador Tico Kusma
Voltar ao topo