Subestimar otite pode trazer danos irreversíveis à criança

O convívio de crianças no período escolar estimula a inteligência e o aprendizado, mas não traz somente desenvolvimento psicomotor. Estudos comprovam que doenças inflamatórias como otite média aguda, muito normal em crianças entre dois e seis anos, são mais comuns e reincidentes naquelas que compartilham espaços aglomerados, como em creches e escolas. Pesquisas mostram que a maioria das crianças apresentarão pelo menos um episódio de otite até os seis anos de idade. As chances de reincidência aumentam se essa criança convive diariamente em ambientes onde a proliferação de bactérias é constante.

As taxas de incidência da doença aumentam cada vez mais e vem preocupando especialistas de todo o mundo. Segundo artigo publicado no British Medical Journal, metade das crianças que já tiveram otite estão propensas a adquiri-la novamente em um período de três meses do último episódio. Outro fator que chama atenção da classe médica é o uso indiscriminado de antibióticos pouco eficazes que contribuem para o fortalecimento das bactérias, tornando-as resistentes a alguns tipos de medicamentos e mais difíceis de combater a cada surgimento da doença. O estudo publicado no jornal britânico ainda ressaltou que cerca de 75% das bactérias associadas com otite média aguda representam novas classes bacteriana, a maioria delas provenientes de mutações causadas pelo abuso de antibióticos.

As conseqüências vão desde o mal desempenho escolar, já que a doença atrapalha a audição deixando a criança dispersa e comprometendo o bom andamento nos estudos, até a surdez irreversível. Se não diagnosticada e tratada desde o início, a otite pode ser confundida com outros problemas e, se tratada de forma incorreta, aumenta ainda mais as chances de reincidência e dificulta o tratamento, podendo retardar a cura da doença.

Outro problema grave gerado pelo uso indiscriminado de antibióticos inadequados é a grande quantidade de efeitos colaterais que agridem o organismo. Irritações estomacais, dentes fracos, queda de cabelo, diarréia, enxaqueca são algumas das recordações deixadas por um tratamento incorreto. Por isso é importante consultar um especialista e recorrer ao uso da medicação adequada.

O que é a Otite

A otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por um bactéria, sendo muito comum entre crianças. Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite e secreção no ouvido se houver ruptura timpânica (perfuração do ouvido), vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.

Voltar ao topo