Saúde pretende vacinar 910 mil contra a polio

A Secretaria Estadual da Saúde abriu oficialmente, na tarde de ontem, no Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz, em Curitiba, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Crianças de 0 a cinco anos de idade, filhos de funcionários da secretaria, foram vacinadas contra a paralisia infantil e brincaram com o Zé Gotinha, personagem símbolo das campanhas de vacinação.

A meta da secretaria é vacinar hoje, dia de campanha nacional, 910 mil crianças em todo o Paraná. Nove mil postos funcionarão das 8h às 17h, oferecendo a vacina para crianças até 5 anos.

Além das unidades de saúde dos municípios, a vacina também pode ser encontrada em postos estratégicos montados em locais com grande movimentação de pessoas, como supermercados e centros comunitários. No lançamento da campanha, o secretário estadual da Saúde, Luiz Carlos Sobania, falou sobre a importância da imunização. “A paralisia infantil é um doença grave, que está controlada no Paraná há 16 anos, mas é importante que os pais levem os filhos para tomar a vacina, porque 10 países ainda não erradicaram a doença e as campanhas continuam sendo realizadas”, disse.

O último caso de poliomielite no Estado ocorreu no dia 22 de agosto de 1986, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.

Na primeira etapa da campanha,em junho, foram vacinadas 906.669 crianças em todo o Estado. “É importante lembrar aos pais que se a criança não tomou a primeira dose na campanha passada deve ser vacinada agora. O mesmo vale para quem está com a carteirinha de vacinação completa”, alertou o diretor de Vigilância e Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde, Nereu Henrique Mansano. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação das crianças para conferir as doses em atraso. Nas unidades de saúde, além da Sabin, outras vacinas de rotina estarão disponíveis.

Voltar ao topo