O especialista: Mãe, beleza em todas as idades

Qual é a mãe que não se envaidece quando os filhos elogiam sua aparência?

Para aquela que está preocupada porque estão surgindo linhas de expressão e rugas, e gostaria de se sentir mais confiante com relação à aparência, o primeiro passo é mudar de atitude. Manter o corpo em boa forma, cuidar da pele ?religiosamente?, adotar uma dieta saudável e um estilo de vida equilibrado são decisões inquestionáveis. Cirurgia plástica, aplicações de toxina botulínica e preenchimentos faciais? Claro que sim, mas sem encarar esses procedimentos como milagres anti idade.

Vale lembrar que, em cada fase da vida, a mulher encara a necessidade de cuidar mais atentamente de alguma parte do corpo. Depois da adolescência, quando espinhas e cravos costumam ser o principal desconforto estético feminino,  a pele denuncia se foi sempre bem tratada ou se houve alguns descuidos, principalmente em relação ao sol.

Para combater as manchas e o envelhecimento precoce da pele, deve-se tomar algumas medidas importante, como usar hidratantes diariamente, principalmente à noite. As substâncias clássicas, como os ácidos retinóico, glicólico, kógico e vitamina C, continuam sendo ótimas para apagar manchas na pele. O tratamento a laser, com equipamentos modernos de luz intensa pulsada ou mesmo o laser ‘YAG’, continua sendo empregado com sucesso no fotorejuvenescimento não ablativo. As sessões de laser têm duração média de 30 minutos, dispensam internação e anestesia.

Dos 30 aos 45 anos, a mulher está mais atenta às gordurinhas localizadas. Nessa fase, em que a maioria já teve seus filhos, vai ficando cada vez mais difícil se livrar do excesso de peso. As áreas mais atingidas são a barriga, o abdome e o culote. A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico mais realizado nessa fase. Também existe a vibrolipoaspiração, a laserlipólise e o vaser. Todos os métodos são eficientes se empregados com cautela e responsabilidade.

Entre 45 e 60 anos, a mulher passa por uma fase mais sensível. O rosto começa a mostrar os sinais de uma aparência cansada, evidenciando rugas e vincos. Um dos recursos para amenizar o problema é a aplicação de toxina botulínica, que age paralisando alguns músculos faciais e impedindo a formação daquelas ruguinhas que brotam de um sorriso.

Já depois dos 60 anos, as preocupações estéticas misturam-se com as de saúde. A partir dessa idade, as varizes costumam ficar mais evidentes e representar um risco maior à saúde. Quando não devidamente tratadas, podem causar problemas sérios, como a tromboembolia pulmonar. A formação de coágulos gera distúrbios que – se não tratados a tempo – podem inclusive levar à morte. As aplicações de laser apresentam diversas vantagens. Trata-se de um método não invasivo, que não fere a pele nem requer o uso de medicamentos. O laser penetra na pele sem causar danos, aquece o sangue e ‘queima’ o vaso.

Marcos Grillo, Ph.D. em Cirurgia Plástica.

Voltar ao topo