Higiene auxilia na manutenção da saúde

Manter limpos nossos corpos e o ambiente em que vivemos é tarefa individual e indispensável. Cada parte do nosso corpo tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica.

As mãos, por estarem em contato com vários objetos, acabam acumulando muitos germes, por isso elas devem ser bem lavadas antes e depois de irmos ao banheiro, antes das refeições, sempre que pegarmos objetos sujos, ao chegarmos em casa ou no trabalho, antes de lidarmos com crianças, antes de manipularmos algum alimento. Isso evitará a propagação de inúmeras doenças.

Existem alguns hábitos de higiene que devem ser divulgados e preservados para a boa convivência. É o caso de, ao tossir ou espirrar, proteger a boca com as costas da mão, para evitar que os germes espelidos atinham outras pessoas ao redor. Na ocorrência de gripes ou resfriados é indicado o uso de lenços descartáveis.

A ALIMENTAÇÃO

Qualquer alimento requer cuidados especiais de higiene:

* Lave as mãos antes de manipulá-los;
* Proteja os alimentos de moscas e baratas;
* Lave bem as frutas, verduras e legumes;
* Filtre ou ferva e cubra a água para uso doméstico;
* Cozinhe bem os alimentos.

Os utensílios da cozinha também devem ser muito bem limpos, pois eles estarão em contato direto com os alimentos. Em bares e lanchonetes, dê preferência aos utensílios descartáveis ou bem lavados, para evitar a propagação de doenças como a hepatite.

AMBIENTES E LOCAIS PÚBLICOS

Procure conservar sua casa e ambiente de trabalho arrumados e limpos, principalmente a cozinha e o banheiro.

Utilize saco plástico para o lixo mantendo-o em recipiente fechado, não esquecendo de amará-lo bem quando for descartado. Isso evitará a propagação de germes e insetos.

Não jogue papel ou objetos no chão, procure sempre uma lixeira para depositá-los.

Quando for a locais públicos como praças, praias e bosques, leve um saco para colocar seu lixo. Depois deposite-o em uma lixeira. Não pixe os muros, calçadas, ,bancos ou monumentos públicos.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Os animais de estimação, se não forem devidamente tratados, podem ser agentes transmissores de doenças. Mantenha os seguintes cuidados:

* Local separado e limpo para habitarem;
* Manutenção da higiene;
* Vacinação;
* Recolha sempre as fezes e lave o local onde o animal urinou;
* Evite seu contato direto com crianças.

Pêlos, pulgas, piolhos e secreções podem provocar alergias e transmitir moléstias graves. Ao levá-lo para passear, tenha sempre à mão jornal para recolher as fezes.