Foliões devem estar atentos a palpitações

Pular carnaval com saúde e disposição e voltar inteiro para o trabalho na quarta-feira, requer alguns cuidados. Os foliões devem estar atentos a palpitações repentinas ou ao cansaço físico desproporcional ao esforço realizado. Esses podem ser sintomas de problemas cardíacos. A dica do cardiologista Everton Dombeck, da Clínica Cardiológyca Costantini, é para que o folião fique atento, caso perceba que sua resistência física ao esforço está menor.

A dor no peito e a falta de ar também são sintomas clássicos, mas não são os únicos. O cardiologista recomenda que as brincadeiras do carnaval sejam alternadas com períodos de descanso, e aí não vale tomar remédios que induzam o sono. “É preciso tomar cuidado com esse tipo de medicamento, que combinado a uma bebida alcoólica pode ter sua função modificada”, alerta.

O ideal, segundo o especialista, é ingerir alimentos leves como frutas, verduras e tomar muito líquido para compensar a perda de água do corpo, que aumenta com as altas temperaturas associadas ao exercício físico. O excesso de bebida alcoólica e o consumo de estimulantes também são procedimentos perigosos e que não correspondem a um carnaval saudável.

Os hipertensos não podem descuidar da pressão arterial, fazendo a aferição várias vezes ao dia, e quem usa medicamentos não deve interrompê-los durante os dias de folia. “O ideal é que o folião que pretende pular as cinco noites, faça antes uma avaliação cardiológica para ver se está em condições de se expor a um ritmo acentuado de esforço físico”, diz o médico. A recomendação vale principalmente para quem está no grupo de maior risco de infarto, como aqueles que possuem histórico familiar da doença. Pessoas sedentárias também devem se prevenir com exames cardiológicos antes de cair no samba, evitando assim surpresas desagradáveis.

Outro agravante é que as principais festas carnavalescas do país se concentram em regiões que não dispõem de assistência médica especializada. Este é o caso de grande parte das cidades do litoral brasileiro. O cardiologista orienta as pessoas a procurarem um médico a qualquer sensação ou mal estar atípico. “O médico que atender o paciente deverá saber se há ou não a necessidade de encaminhá-lo para um atendimento especializado”, diz.

Dicas e cuidados para o Carnaval – especialmente para cardiopatas (hipertensos) e coronariopatas (que têm ou já tiverem problemas de obstrução de artérias do coração
– manter um controle adequado da pressão arterial
– não interromper a medicação receitada pelo médico
– não abusar de alimentos que contenham sal e gordura
– beber bastante líquido (águas, sucos)
– não abusar de exercícios físicos, se não estiverem habituados, e se possível, procurar um cardiologista para exames prévios

Sintomas que requerem atendimento médico

– opressão (aperto) na região do peito ou epigástrica (estômago), que irradia para o braço esquerdo ou direito, mandíbula e costas – geralmente é desencadeada pelo esforço físico
– sudorese, náuseas e vômito
– palpitações e cansaço físico desproporcional ao esforço realizado
– geralmente tem curta duração e é amenizada com repouso

**Grupo de risco
Hipertensos
Obesos
Fumantes
Diabéticos
Pessoas com histórico familiar
Sedentários de todas as idades
Pessoa com colesterol e/ou triglicerídeos altos

Voltar ao topo