A importância da cor dos alimentos para a saúde

Os nutricionistas não se cansam de dizer que quanto mais cores nos alimentos que são colocados nos pratos, mais saudável é a dieta.

Eles recomendam que no supermercado as pessoas deixem seus olhos escolherem e encham o carrinho com frutas e vegetais das mais variadas cores.

“Comer inclui todos os sentidos e não só o paladar”, afirma o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Jorge Accursio.

Para ele, as cores dos alimentos, além de deixar o prato mais atraente, desempenham papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

“A coloração acaba denotando a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem melhores chances de ser mais saudável”, garante. Alimentos de coloração branca, como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são definidos como as melhores fontes de cálcio e potássio.

O especialista afirma que esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem para melhor formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Vital importância

A cor vermelha, encontrada no morango, tomate, melancia, framboesa e cereja, possui uma substância chamada de licopeno, que tem função antioxidante. Recentemente, os alimentos de pigmentação vermelha foram apontados como protetores eficazes contra o aparecimento do câncer de próstata e ainda estimulam a circulação sanguínea.

Mamão, cenoura, laranja e abóbora são alguns dos alimentos de pigmentação amarela ou alaranjada, ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. Essas substâncias são as que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Outra substância encontrada é a beta-caroteno, um antioxidante que atua na proteção contra doenças cardíacas.

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que ajuda a retardar o envelhecimento e age no combate as células cancerígenas, neutralizando-as, antes mesmo de alterarem o código genético.

A coloração verde provinda dos vegetais folhosos, pimentões e ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias que portam características, como as de desintoxicar células e inibir os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças ligadas ao envelhecimento). Outras propriedades encontradas são o efeito anticancerígeno, proteção ao coração, cabelo e pele.

Wilmar Accursio ainda lembra que as fibras e vitaminas do complexo B e E também são essenciais para uma boa alimentação. Elas são encontradas em nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom.

Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, porque melhoram o funcionamento do intestino, combatendo a ansiedade e depressão, ainda previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

Alimentos funcionais e suas propriedades

Um dos princípios da dietética intensiva é buscar equilíbrio e harmonia integral do ser humano. Nesse quesito, a dieta ovo-lacto-vegetariana é aliada à alimentação orgânica que desintoxica o organismo, reeduca os hábitos alimentares e resgata o bem-estar.

A dieta começa pelas opções que mesmo sem adição de sal, possuem um agradável tempero graças às ervas aromáticas e aos molhos a base de iogurte, como também o uso de mel para adoçar ao invés do açúcar.

A pessoa consegue vivenciar uma dieta mais leve e saudável, com alimentos orgânicos, sem aditivos, além de entender a importância dos alimentos funcionais nas refeições.

“Os alimentos funcionais e a dietoterapia são duas ferramentas imprescindíveis quando queremos oferecer saúde integral e sustentada”, comenta Cláudio Barbosa, médico do corpo clínico da Lapinha Spa.

O termo alimento funcional fo,i introduzido no Japão em meados dos anos 1980, e refere-se ao alimento processado que contém ingredientes que auxiliam em funções específicas do corpo, como também são bastante nutritivos.

Além disso, ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e promove a saúde preventiva. Sem falar que os alimentos funcionais são verdadeiros instrumentos de prevenção de doenças e um arsenal muito rico na longevidade com qualidade.

Conheça um pouco mais sobre alguns dos alimentos funcionais e para que servem cada um deles:

Acelga – Anticoagulante, antialérgico, combate viroses, diurético

Alho – Analgésico, anticoagulante, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol

Berinjela – Auxilia na prevenção do câncer, antidepressivo, analgésico, reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico

Brócolis – Descongestionante, antiinflamatório, combate viroses, protege o fígado, antibiótico, combate a dor muscular, diminui a pressão arterial, analgésico

Cebola – Previne doenças cardiovasculares, antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico, dissolve gorduras

Cenoura – Antialérgico, anestésico, tratamento do câncer de mama, bexiga e próstata, reduz o colesterol, vasodilatador, tratamento da asma, previne a catarata.

Espinafre – Combate e previne a hepatite, ajuda a evitar o câncer, antioxidante, tratamento de inflamações na pele, estimula o sistema imunológico.

Grão de bico – Ação similar à do hormônio estrógeno, contra fungos, combate a dor muscular, antiinflamatório, antibiótico.

Iogurte – Auxilia na prevenção do câncer de intestino

Limão – Reduz o colesterol, ajuda a prevenir o câncer de cólon, mama e pulmão

Maçã – Previne doenças cardiovasculares, antibiótico, antiinflamatório, fortalece artérias e veias, diurético, anestésico, expectorante.

Morango – Antiinflamatório, antioxidante, ajuda a evitar o câncer

Pêssego – Antioxidante, anticoagulante, tratamento da asma

Repolho – Protege o fígado, antibiótico, combate a dor muscular, auxilia na prevenção do câncer

Salmão – Reduz o colesterol, combate os triglicérides, dissolve placas de gordura, tratamento e prevenção de câncer de mama

Salsão – Diurético, antialérgico, dissolve gordura

Soja – Diminui a retenção de líquido no corpo, ajuda a evitar o câncer, vasodilatador, antibiótico, ação similar ao estrógeno, combate fungos

Tomate – Tratamento e prevenção do câncer de bexiga, mama e próstata, reduz o colesterol, antioxidante

Uva – Anticoagulante, reduz o colesterol, estimula o coração

Vinho tinto – Antioxidante, reduz o colesterol