Vila do Cedro mostra o Paraná ecoturístico

Aventura em meio a cenários naturais ainda pouco conhecidos no litoral do Paraná é a proposta de um roteiro à Vila do Cedro, um dos recantos da região de Mata Atlântica da Baía de Antonina. O passeio, de duração de um dia inteiro, inclui trajetos de barco, bicicleta e a pé e, para completar, uma pitada de cultura, com episódios da história caiçara e apresentação de moda de viola.

O roteiro tem início no trapiche de Antonina, de onde se parte de barco até a Vila do Cedro. No percurso, riachos, rios de águas cristalinas e muita vida selvagem.

A recepção na vila é feita na casa do sr. Lígio, um pescador local, que apresenta aos turistas um pouco sobre as tradições caiçaras de pesca e da produção artesanal de farinha de mandioca, oferecendo o produto para degustação.

Essa ?parada cultural? inclui também uma apresentação de moda de viola, tocada e cantada por Samuel, outro interessante personagem do litoral.

Aventura

Depois disso é que tem início mesmo a aventura. Momento de subir nas bicicletas e partir rumo à mata, em um percurso de cerca de quatro quilômetros. O ponto final da pedalada é a entrada da Mata Atlântica, de onde se parte a pé. A caminhada é de 3,5 quilômetros por entre jaboticabeiras, figueiras e cibipirunas gigantescas, e tem como ponto final a Cachoeira do Cedro, um recanto escondido em meio à vegetação. É hora de se refrescar em um banho nas piscinas de hidromassagem escavadas naturalmente na rocha. Além de um momento de descanso, é também uma forma de se revigorar para a volta.

E para quem não tem muito fôlego…

Famílias com crianças, grupos da melhor idade ou aqueles que não têm muito fôlego para aventura, mas também querem conhecer este lado do litoral paranaense contam com uma alternativa de passeio. Tem início também no trapiche de Antonina, de onde partem os barcos rumo à Vila do Cedro. Na chegada, os visitantes são recepcionados na casa do sr. Lígio, o pescador que revela um pouco da cultura caiçara e também são convidados a ouvir um pouco da melodia saída da viola de Samuel. A diferença é que, em vez de seguirem para a Cachoeira do Cedro, eles são conduzidos de carro para uma fazenda próxima, onde saboreiam um almoço com comida típica. No cardápio, peixe fresco, frango caipira e feijão bem temperado, entre outros pratos.

O local também tem algumas cachoeiras, que rendem banhos refrescantes e também bons momentos. Na volta do passeio, um farto café colonial é oferecido aos turistas. À mesa, produtos feitos na própria fazenda, como sucos, geléias, tortas, bolos e pães assados no fogão a lenha.

Serviço: Este passeio tem duração das 10h às 18h e custa R$ 160 por pessoa. Podem participar crianças já a partir de seis anos de idade.

Voltar ao topo