Rafting em Antonina é opção no litoral

Passar as férias no litoral do Paraná não precisa se resumir em praia, sol e mar. Existem outras opções para serem exploradas, principalmente nos dias nublados ou mesmo com chuva. Uma dessas opções é o rafting, que consiste na descida de corredeiras em bote inflável. O Rio Cachoeira, em Antonina, é um local ideal para a prática dessa modalidade, que proporciona uma das sensações mais intensas dos esportes outdoor.

O Cachoeira nasce próximo à BR 116, na divisa do Paraná com São Paulo, e recebe vários afluentes. Ele corta a Serra do Mar e da sua extensão é possível observar o Pico Paraná, considerado o mais alto do Sul do Brasil – com altura superior a 1.800 metros. O Pico está no meio do complexo do Paraná, que é formado por montanhas como a Ibirati, Ciririca e Caratuva. A escalada até o cume dura de quatro a sete horas. E a visão desse complexo acompanha a descida do rafting no Cachoeira.

Para praticar o rafting não precisa ter experiência, basta espírito de equipe e gostar de emoção. A aventura também não requer limite de idade, e feito com equipamentos adequados e instrutores treinados, é bastante seguro. A modalidade é dividida em classes de dificuldade, que variam da classe 1 – água corrente com pequenas ondas -, até a classe 6 – indicada apenas para equipes experientes, pois é formada por corredeiras de extrema dificuldade.

Descida

O Rio Cachoeira é considerado classes 2 e 3, e a descida do rafting é feita em três quilômetros do rio, com duração de aproximadamente 1h30. Devido a classificação do rio, o praticante vai encontrar, durante o percurso, corredeiras com ondas de tamanho médio e diversos obstáculos, que irão exigir manobras rápidas e controle do bote. Por isso é fundamental a equipe estar entrosada. Para proporcionar mais adrenalina à descida, é possível fazer uma manobra chamada de surf – quando se posiciona o bote de frente para a corredeira. O resultado é um impressionante refluxo de água!

Mas o passeio também proporciona momentos de descontração e relaxamento. Durante é descida é possível parar o bote para um mergulho nas convidativas águas do Cachoeira, ou fazer flutuação para a observação das espécies nativas.

Todo esse percurso pode ser feito à noite. O rafting noturno é marcado nas fases da lua cheia, e acontece uma vez por mês. A emoção da descida é marcada pela magia da noite e acompanhada pelos misteriosos “sons” da natureza. Uma das principais vantagens de fazer rafting no Rio Cachoeira é a segurança. Paralelo ao leito, há uma estrada asfaltada, onde é possível acompanhar o percurso de carro.

Serviço – A Ixion Geo Viagens & Aventuras opera o rafting no Rio Cachoeira desde 1997. As descidas são feitas nos sábados e domingos às 9h30, 12h, 14h30 e 17h. Durante a semana é preciso consultar os horários. Informações no 332-1446, (41) 433-1035 ou www.ixiongeo.com.br .

Conheça a Usina Parigot de Souza

 A base de rafting da Ixion Geo fica próxima à Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, local que vale a pena conhecer, antes ou depois da aventura com o bote. A Usina é a única central hidrelétrica subterrânea do Sul do Brasil. Nos finais de semana é possível visitar o local, mediante agendamento. O programa inclui uma palestra e a visita à casa de força, cujo acesso se dá por um túnel de 1.100 metros.

A Usina Governador Parigot de Souza foi inaugurada em janeiro de 1971. Também conhecida como “Capivari-Cachoeira”, a usina recebeu esse nome em homenagem ao governador que comandou o Paraná entre 1971 e 1973. Para a sua construção, foram represadas as águas do Rio Capivari, a 830 metros acima do nível do mar. Este represamento foi possível pela construção de uma barragem de terra de 58 metros de altura e 370 metros de comprimento. Da barragem, as águas são desviadas para o Rio Cachoeira, obtendo-se um desnível de cerca de 740 metros, sendo as águas conduzidas por um túnel subterrâneo que atravessa a Serra do Mar.

Visita

Durante a construção, o Paraná se destacou na área da engenharia brasileira conquistando dois recordes: maior avanço médio mensal em escavação subterrânea em obras do gênero e maior volume de concretagem mensal no interior de túneis – 22 quilômetros de túneis escavados. Na base da montanha, três grandes cavernas foram escavadas, compondo a Central Subterrânea. A usina tem capacidade de geração de 260 megawatts de energia.

Serviço – As visitas à usina devem ser agendadas pelo telefone (41) 432-1120 – ramais 6748 e 6758. Elas acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 9h, 10h, 14h e 15h. Os grupos são limitados em 25 pessoas. A entrada é franca.

Dicas infalíveis

O rafting é feito em bote inflável com capacidade para cinco ou até quinze pessoas. Para a atividade são utilizados remos específicos, fabricados com material resistente e com flutuação positiva. Durante o percurso é exigido utilizar coletes salva-vidas – com proteção de todo o tórax e costas -, e capacetes com proteção a impactos.

No verão é indicado usar bermuda e camiseta. É importante também protetor solar e repelente. Em temperaturas mais baixas é recomendado usar camisa de lycra ou neoprene. Como calçado, use tênis ou sandália estilo papete. Lembre-se da toalha e roupa extra para trocar.

Voltar ao topo