Olinda tem vocação religiosa e também para a folia

Banhada por praias do litoral norte de Pernambuco, Olinda situa-se à apenas 6 km do centro da cidade do Recife. A Olinda moderna ostenta três títulos, todos a ela atribuídos em virtude de sua exuberante beleza natural e de seu valioso patrimônio em pedra e cal. São eles: Patrimônio Cultural da Humanidade, Monumento Nacional e Cidade Ecológica.

São apenas 11,26 km de litoral, distribuídos em 7 praias, algumas das quais inacessíveis para banho de mar em virtude da topografia das áreas, mas extremamente convidadtivas ao lazer contemplativo.

Além de igrejas seculares, Olinda abriga em seu Sítio Histórico diversos monumentos que retratam uma parte importante da história do Brasil. São construções seculares, que se mantêm vivas por seu uso contínuo. Olinda sempre foi considerada como o verdadeiro celeiro das artes do Nordeste. Não só da arte expressa em suas ricas manifestações folclóricas e culturais, mas também de poetas e artistas plásticos.

Em Olinda convivem duas vocações de seu povo aparentemente conflitantes: a vocação religiosa e a vocação para a folia. De um lado pelas dezenas de igrejas, muitas das quais várias vezes centenárias, que quase se comprimem no Sítio Histórico ou se distribuem por outras áreas do município, e por suas concorridas procissões. Do outro lado, pela efervescência que parece não ter fim do seu Carnaval, o maior do mundo.