Missões e Pantanal se unem ao Paraná

O Paraná apresentou no 2.º Salão de Turismo Roteiros do Brasil, que terminou ontem, em São Paulo, cinco roteiros turísticos de padrão internacional para atrair, principalmente, turistas estrangeiros ao Estado. Dois deles têm outros estados e países como parceiros. É o caso dos roteiros Iguassu-Missões e Iguassu-Pantanal. O primeiro inclui nove locais tombados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e conta a história do índio guarani e as missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Abrange, além de Foz, Guaíra e Itaipulândia, no Paraná, também o Estado do Rio Grande do Sul (Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e São Nicolau); províncias de Misiones e de Corrientes, na Argentina e Departamentos de Itapuá, de Misiones e Alto Paraná, no Paraguai.

O roteiro, no entanto, ainda enfrenta um entrave: a dificuldade de entrada de veículos brasileiros, principalmente, na fronteira com a Argentina. ?Falta regulamentar uma política de trânsito entre o Ministério do Turismo e os outros países envolvidos, trata-se de uma questão diplomática?, diz o secretário de Turismo do Paraná, Celso Caron. Na Região das Três Fronteiras, há um acordo em que os veículos dos três países circulam sem grandes problemas, o que se pleiteia agora é que se aumente o raio de circulação.

O roteiro Iguaçu Missões já está sendo comercializado por operadoras de Foz do Iguaçu, entre elas a FRT (45-3574-2494) e a Topic (45-3523-4308). Em breve, também estará disponível na Paraná Travel (41-3233-8054), em Curitiba.

Pantanal

Já o Iguassu Pantanal, que envolve os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, tem como foco principal os ecoturistas. Fruto de uma parceria entre os governos paranaense e sul-mato-grossense, Ministério do Turismo e Sebrae, o roteiro inclui diversos atrativos como a cidade de Bonito, na Serra da Bodoquena (MS), com suas cachoeiras, Ilha do Padre, praias de rio, cavernas, trilhas e culinária pantaneira e, do lado paranaense, o Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu e o Lago de Itaipu, que estão entre os principais não só do Estado como do Brasil.

O secretário de Turismo de Mato Grosso do Sul, Wilson Roberto Gonçalves, acredita que o estado deve se beneficiar muito com o roteiro integrado, já que Foz do Iguaçu é um dos destinos internacionais mais importantes do País. ?Acreditamos que vamos atrair muitos turistas, já que o perfil de quem visita Foz é o mesmo que se interessaria pelo Pantanal, porque ambos são destinos de ecoturismo?, diz. Segundo ele, nos últimos anos, o estado se estruturou para receber o turista estrangeiro, com hotéis e pousadas de bom padrão e o novo Aeroporto de Bonito, reinaugurado no fim do ano passado. Mato Grosso do Sul recebeu, em 2005, cerca de 520 mil turistas, dos quais 12% eram estrangeiros. O roteiro integrado com Foz está sendo vendido por 23 operadoras locais e a expectativa é aumentar em 10% o número de turistas naquele estado.

Segundo Deise Bezerra, coordenadora de Planejamento Turístico da Secretaria de Turismo do Paraná, a fim de atrair mais turistas ao roteiro, os governos paranaense e sul-mato-grossense estão discutindo com as companhias aéreas Trip, Ocean Air e Pantanal a possibilidade de implantar vôos diretos entre Foz do Iguaçu e Bonito.

A jornalista viajou a convite do Salão de Turismo Roteiros do Brasil.

Três roteiros são essencialmente paranaenses

Os visitantes do 2.º Salão de Turismo, em São Paulo, tiveram oportunidade de conhecer também outros três roteiros, estes essencialmente paranaenses. Eles estão entre os de padrão internacional lançados no evento.

São eles: ?Curitiba e os Fantásticos Santuários Ecológicos do Litoral?, cinco dias, de caráter ecoturístico, está sendo vendido pela Paraná Travel (41-3233-8054); ?Foz do Iguaçu com Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu?, cinco dias, envolvendo ecoturismo, turismo cultural e turismo de aventura, já está na prateleira da FRT Operadora (45-3574-2494) e ?Natureza e História na Rota dos Tropeiros?, também de cinco dias, é oferecido pela Orion Turismo (41-3225-3001). (DS)

Vai Brasil visa popularizar turismo

Possibilitar que mais pessoas possam viajar e incrementar o fluxo turístico na baixa estação, reduzindo a sazonalidade. Esses são alguns dos objetivos do Vai Brasil, programa lançado pelo Ministério do Turismo, Braztoa (Associação das Operadoras de Turismo) e Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), durante o 2.º Salão do Turismo, finalizado ontem, em São Paulo. O programa prevê a venda de roteiros turísticos a preços 30% mais baixos do que os da baixa temporada e de 55% a 60% menores que os da alta estação.

Estarão disponíveis seiscentos mil leitos em hotéis, 225.620 assentos em vôos domésticos e 1.250 veículos para locação. Cerca de mil pacotes diferentes já foram inseridos no sistema e as primeiras saídas estão programadas para o próximo dia 19. ?O Vai Brasil é para venda de pacotes, não vai vender passagem isolada?, destaca o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

Por meio do programa, estão sendo oferecidos pacotes completos (passagem aérea ou terrestre hospedagem, traslados, passeios e assistência-viagem) ou terrestres, que incluem, no mínimo, hospedagem e assistência-viagem.

Venda

A comercialização dos pacotes será feita exclusivamente pelas agências de viagens cadastradas. Após escolher a viagem que mais lhe interessa no portal do programa, o interessado deve enviar a solicitação para uma agência. O governo federal estuda parcerias para oferecer à população o acesso à internet em diversos estabelecimentos prestadores de serviço público.

Já aderiram ao Vai Brasil quatrocentas agências de viagens, oito companhias aéreas, setenta agências de receptivo, duas instituições financeiras, dez locadoras de automóveis e 19 operadoras de turismo. (DS)

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