Governo facilita reconhecimento de curso

O governo brasileiro anunciou recentemente uma mudança no processo de revalidação de cursos de ensino médio feitos no exterior. A partir de agora, os alunos brasileiros que estudarem seis meses ou um ano fora não mais precisarão recorrer ao Ministério da Educação para ter seus históricos escolares reconhecidos. Basta fazer uma tradução juramentada do documento, comprovando que as matérias obrigatórias foram cursadas e entregá-la na escola onde pretende se matricular em seu retorno. Ou, caso tenha terminado o colegial no exterior, entregá-la no órgão responsável do local onde mora.

A descentralização do processo beneficiará os mais de três mil brasileiros que todos os anos embarcam para outros países para fazer uma parte do ensino médio. ?Ficou muito mais fácil ter o diploma reconhecido no retorno ao Brasil. Antes era muito burocrático e demorado?, explica Alessandra Pimentel, gerente do programa de ensino médio no exterior (High School Year) da EF, maior organização privada de educação do mundo.

Esse programa é o mais autêntico dos intercâmbios culturais e destina-se a jovens entre 14 e 18 anos. Além dos Estados Unidos, a EF também oferece cursos de ensino médio no Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, França e Espanha. Em 2004, a empresa foi a que mandou mais adolescentes de todo o mundo para estudar nos Estados Unidos, por meio dos setenta escritórios que possui em mais de cinqüenta países.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ef.com/highschool ou pelo telefone 0800-703-5177.

Voltar ao topo