Eventos animam a histórica Paraty

Os encantos naturais da região de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e a maestria arquitetônica da cidade histórica somam-se a diversas festas regionais ao longo do ano, forte atrativo turístico que inclui na programação festejos populares, como a Festa do Divino, a badalada Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Festival da Pinga.

Este ano, a Festa do Divino ocorre a partir do próximo dia 22 até 31 de maio. Traz a tradicional procissão das bandeiras vermelhas, tendo ao centro uma pomba branca, símbolo do Divino Espírito Santo, que percorre as ruas da cidade acompanhada da folia e de uma banda de música, além da distribuição de carne aos pobres e o “almoço público”, com farta distribuição de comida e a celebração da missa, quando o menino imperador é coroado. A festa anima o povo com danças folclóricas como a congada, o cateretê e a ciranda.

A badalada Flip, que chega à sétima edição este ano, acontece de 1.º a 5 de julho. É vista como um dos mais importantes festivais literários internacionais e conta com a presença de autores mundialmente respeitados. A cada ano, o evento homenageia um importante ícone das letras brasileiras. Em 2009, a homenagem será prestada ao escritor pernambucano Manuel Bandeira.

Além da programação principal, que acontece na Tenda dos Autores – transmitida ao vivo na Tenda do Telão -, vários outros eventos ocorrem, simultaneamente, em diversos locais da cidade, como a Oficina Literária, destinada a jovens aspirantes a escritores, a Flipinha, com uma programação exclusiva para as crianças, e a Off-Flip, com leituras, shows e lançamentos de livros.

E não para por aí. O Festival da Pinga, que chega à 27.ª edição entre os dias 20 e 23 de agosto, celebra o produto que tornou a cidade famosa desde os tempos coloniais; a aguardente de cana, bebida mais consumida no Brasil e a terceira destilada mais consumida no mundo, foi o primeiro produto colonial brasileiro a desbancar similares europeus no mercado internacional.

Os engenhos de Paraty são conhecidos por produzirem, de forma totalmente artesanal, uma cachaça de excelente qualidade e, durante o evento, pode-se degustar os vários tipos de pinga. Tudo acompanhado de comidas típicas e boa música.