Curitiba quer ampliar calendário turístico

O Festival de Teatro, o Natal de Luz, a Paixão de Cristo e os festivais gastronômicos de inverno irão ganhar novo impulso turístico pela Prefeitura de Curitiba. “Vamos fazer desses acontecimentos, todos já consolidados e de muito sucesso junto aos curitibanos, verdadeiras âncoras para atrair turistas à capital em diferentes períodos, mantendo um bom fluxo de visitantes durante todo o ano”, afirmou a nova diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Juliana Vellozo de Almeida Vosnika.

Segundo a diretora, a iniciativa faz parte da política de aproveitar os talentos e diferenciais de Curitiba para atrair mais visitantes à capital – tanto pessoas em busca de lazer e descanso como as que chegam à cidade por causa de eventos e negócios.

“O objetivo do prefeito é fazer do turismo uma atividade cada vez mais geradora de emprego e de renda para a população”.

As medidas para o desenvolvimento da atividade em Curitiba serão apresentadas em um encontro que os dirigentes de turismo das prefeituras das capitais terão no Ministério do Turismo. A reunião, que deverá ocorrer nos próximos quinze dias, foi acertada durante o lançamento pelo governo federal do Plano Nacional de Turismo, em Brasília, na semana passada.

Segundo Juliana, Curitiba foi uma das poucas capitais a enviar representante para a solenidade. “Foi uma boa oportunidade de contatos. Na mesma ocasião, pudemos formalizar a intenção de Curitiba em receber um grande congresso da área de engenharia florestal, marcado para agosto de 2010, que deverá ter a participação de quatro mil pessoas do Brasil e do exterior.”

O turista que participa de eventos fica mais tempo na cidade e normalmente gasta com hotel, restaurantes e transporte mais que o dobro da média de gastos do turista de lazer. A outra vantagem é que o turista de eventos exige nota fiscal de suas compras e despesas, gerando receitas. A realização de eventos costuma movimentar atividades locais paralelas, como prestação de serviços de som e imagem, de tradução simultânea e fornecimento e instalação de estandes.

Segundo Juliana, os turistas de eventos e negócios já compõem 57% do total de pessoas que visitam Curitiba.

Linhão do Turismo

O Linhão do Turismo, um dos projetos-âncora da administração Cássio Taniguchi, é uma grande prioridade da política do setor.

O projeto vai dar estruturação econômica a uma área formada por 32 bairros das regiões oeste e norte da cidade.

O objetivo é explorar o potencial dessa região, onde se concentra a maior parte dos parques da cidade e abrange o bairro de Santa Felicidade.

O Linhão do Turismo vai valorizar a vocação da região para atividades ligadas às áreas de turismo e gastronomia. Já está funcionando o Liceu de Ofícios, no bairro do Pilarzinho, que oferece cursos nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia, com capacidade para formar 1,4 mil alunos por ano.

De acordo com uma pesquisa realizada pela prefeitura na área de abrangência do linhão, existem 610 pontos com potencial para exploração turística ou gastronômica.

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