A Patagônia a partir de El Calafate

Ao viajar para descobrir as belezas da Patagônia Argentina, você certamente vai querer um refúgio aconchegante. Ele tem nome: El Calafate. A bela e pitoresca vila turística, localizada na Província de Santa Cruz, fica na parte mais austral dos Andes, perto da fronteira com o Chile. O destino exótico, dotado de paisagens de tirar o fôlego, é cada vez mais procurado pelos brasileiros.

El Calafate é a cidade mais próxima ao Parque Nacional de Los Glaciares – onde fica a maior geleira em extensão horizontal do mundo, o Glaciar Perito Moreno. Fundado em 1937, o parque foi declarado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1981. Com cenários magníficos em todo o seu entorno, a atração possui extensão de 725 mil hectares.

Além do Perito Moreno, os glaciares de Upsala, Onelli e Spegazzinni também compõem o parque. Merecem ser vistos, entre outros atributos, pela beleza das cores – nuances do branco ao azul que descem do céu para as montanhas até o lago.

Mexa-se

Calafate Extremo
Para explorar áreas mais isoladas opte por um veículo com tração nas quatro rodas. É fácil alugar um por lá.

Uma vez em El Calafate, hora de se mexer. Há centros de esqui próximos – um deles é o conhecido Cerro Castor. Mas é caminhando que se desfruta das belezas do lugar. Os vales dos montes Fitz Roy e San Lorenzo são os preferidos pelos andinistas.

No caminho até eles espalham-se lindas montanhas cortadas pelo selvagem Rio Tranquillo. Os rios e lagos na Patagônia, aliás, chamam a atenção pela cor das águas – um azul turquesa inigualável, resultado da origem glacial das formações. Se quiser aproveitar locais mais isolados, a sugestão é alugar um veículo com tração nas quatro rodas.

A rica flora e fauna que se espalham pela região proporcionam inesquecíveis passeios de observação, especialmente nas redondezas do povoado de El Chalten e do Parque Nacional da Terra do Fogo – este já na região do Ushuaia.

Dentre os animais exóticos que habitam o local estão o zorrino patagônico (como um gambá de faixa branca nas costas), o huemul (cervo), águia mora, patos dos torrentes, cauquenes, entre outros.

O clima da cidade é bastante frio e a média anual é de sete graus. A máxima alcança 13ºC e a mínima chega aos dez negativos. Para hospedar-se há aconchegantes hotéis e pousadas, além de fazendas próximas aos vales montanhosos.

Divulgação
A hospedagem é feita em aconchegantes hotéis e pousadas, além de fazendas próximas aos vales montanhosos.

Quem leva

A Interpoint – (11) 3087.9400 ou www.interpoint.com.br – tem pacotes para El Calafate a partir de US$ 1.122 por pessoa. Inclui aéreo, três noites de hospedagem no hotel Los Sauces, com café, traslados e passeios ao Glaciar Perito Moreno (com ingressos).

No hotel os hóspedes podem ouvir palestras sobre a população indígena local, as tradições, costumes e lendas, além de conhecer mais sobre fauna, flora, geografia e história da região.