Grandes empresas dos Estados Unidos anunciaram o resgate das ações

Microsoft, HP e Nike anunciaram na segunda-feira seus planos das próprias ações da empresa que somam um total de $53 bilhões. Com essa operação, as empresas podem beneficiar acionistas e atrair novos investidores.
O dinheiro que a ser utilizado no resgate das ações, poderia ser utilizado para o desenvolvimento de novos produtos, marketing, inovações e outras ações que poderiam gerar receita para a companhia. Mas essa opção é frequentemente usada para gerar um crescimento no preço das ações, que consequentemente gera lucro aos acionistas, empregados e executivos da companhia que têm alguma parcela na receita da empresa.
“Companhias devem recomprar suas ações se perceberem que elas estão acessíveis demais ou se vêem que algum produto ou fato novo pode aumentar o valor das ações”, disse Bruce Bittles, o gerente de investimento estratégico da Robert W. Baird & Company.

Mas, como normalmente acontece no mundo dos negócios, as motivações que levam à essas manobras não são necessariamente claras. “Eles podem também recomprar as ações se eles não tiverem nada a mais para fazer com o dinheiro”, disse Bittles. “Se eles podem investir no tesouro nacional ganhando zero, eles podem também recomprar suas ações.”
Bittles estava referindo-se aos baixos rendimentos das notas do governo, que apresentaram queda livre na semana passada em meio à turbulência nos mercados financeiros. Alguns investidores, receosos da volatilidade, têm preferido para colocar seu dinheiro em notas do governo que não gera nenhum retorno, mas também não possui os riscos das ações.

Fonte: NY Times