Trio cria blog para discutir beleza e maquiagem

Trocar informações com uma amiga, mas que você nunca viu. E ainda aproveitar todas as dicas citadas por ela para colocar em prática no dia a dia. É assim a relação entre as leitoras e as blogueiras, as mulheres que estão arrasando na internet ao montarem blogs especializados em moda e beleza. Elas comentam sobre o que querem e acabam atraindo uma legião de leitoras interessadas naquelas informações, descritas de uma maneira mais “gente como a gente”.

Curitibanas têm se destacado neste mundo virtual. Os blogs delas são acessados por mulheres de diferentes regiões do País – e até do mundo! As amigas Sabrina Olivetti, Marina Fabri e Thaís Marques são as responsáveis pelo blog Coisas de Diva, que traz avaliações de produtos de beleza e dicas de maquiagem. Tudo começou em 2008, quando Sabrina resolveu montar o blog. Marina e Thaís passaram a contribuir para o site, até que as três se envolveram cada vez mais e isto se tornou um compromisso sério. “Antigamente, cada uma fazia um post quando queria. Mas havia o desejo de não deixar o blog parado. Por isto, procuramos a regularidade. São duas postagens por dia, no mínimo. Nossa ideia é alimentar cada vez mais. Este é um diferencial porque sempre tem novidade no blog”, comenta Thaís.

Cada uma determina o que quer experimentar e avaliar, entre produtos que elas mesmas compram e os enviados pelas empresas da beleza. Em alguns casos, como a resenha de um shampoo, que necessita de mais tempo para perceber os efeitos, os testes podem demorar até um mês. Já com um delineador, por exemplo, as meninas usam de duas a três vezes antes de escrever a avaliação.

Sabrina, Marina e Thaís fazem tudo para o blog paralelamente a outras atividades. Recentemente, Thaís está dedicada mais ao site, assim como a Sabrina, que cuida de toda a administração. O blog Coisas de Diva se tornou uma empresa. “Quando começamos, em 2008, ainda não tinha este boom de blogs. A gente não imaginava que o blog abriria tantas portas. Muita gente começa hoje com o blog com este objetivo de se tornar um negócio. A gente nem imaginava”, relata Thaís. Além de oportunidades relacionadas ao blog, a visibilidade também rendeu trabalhos pessoais para as três.

Interesses e opiniões pessoais

As irmãs curitibanas Bárbara, Débora e Julia Alcântara estão por trás do blog Tudo Orna. São informações sobre moda, beleza, gastronomia, dicas de passeio e mais assuntos relacionados ao universo feminino. As três resolveram criar o blog em agosto de 2010. Além de compartilhar opiniões, o site também atendia aos pedidos de pessoas próximas, que sempre perguntavam sobre as roupas, o tipo de cabelo e até a cor de esmalte que Débora usava nas fotos postadas nas redes sociais. Em pouco tempo, o número de acessos cresceu e veio o reconhecimento. ‘Foi uma surpresa para a gente. Imaginamos que ficaria em algo bem próximo mesmo. Mas pessoas do Brasil inteiro acessam o blog‘, afirma.

O interesse pela moda também motivou a jornalista Angélica Mujahed a montar um blog sobre o assunto, o What’s in Fashion CWB, há quase três anos. ‘Sempre gostei muito de moda. O blog foi uma forma de eu ficar informada sobre o assunto e ainda dividir isto com outras meninas‘, ressalta. Não é fácil abastecer o blog, ainda mais com uma rotina de trabalho normal. As noites e os finais de semana são dedicados a separar os materiais para poder postar no site.

Informalidade e tendências

Para as blogueiras, os blogs fazem sucesso porque é um tipo de comunicação mais informal. Este tipo de ferramenta ainda permite a interatividade, o que acrescenta ainda mais para esta ‘relação‘. ‘A gente tenta montar uma ,postagem que fica próxima da pessoa. A gente quer que entrem no nosso blog como se estivessem entrando na nossa casa‘, comenta Thaís Marques, do Coisas de Diva.

Débora Alcântara, do blog Tudo Orna, também credita à interação o sucesso dos blogs. ‘O blog permite que você receba a informação e interaja. As pessoas tinham essa necessidade‘, afirma. Para ela, os blogs ajudaram a democratizar a moda. ‘Antes, você só via moda nas revistas ou passarelas. Quando chegava na loja, não entendia o porquê daquelas peças estarem ali. Hoje é diferente‘, avalia. No blog, vendo pessoas ‘comuns‘ usando certas peças de roupa, acessórios e produtos de beleza, as mulheres se inspiram, vêem que é possível fazer o mesmo.