Fios lisos ou encaracolados precisam de cuidados especiais

Não importa o formato do cabelo da mulher. Os fios precisam de cuidados diários para que fiquem macios e com brilho todos os dias. Mas a rotina de beleza varia conforme o tipo de cabelo e deve incluir produtos específicos que podem ajudar a alcançar o resultado desejado. Nesta semana, o TDelas traz dicas para as mulheres com cabelos lisos ou encaracolados, com o auxílio de integrantes da equipe do Instituto L’Oréal Professionnel, especializado na formação de profissionais de beleza em Curitiba.

Segundo os instrutores Fernando Borella e Pamela Metzger, o cabelo ondulado geralmente é mais ressecado, pois o próprio formato de caracol dos fios é responsável por dificultar a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas. Ao contrário do cabelo liso, que permite que esta oleosidade chegue a todo o comprimento do fio.

Os cuidados diários, tanto em cabelos lisos quanto encaracolados, devem incluir um xampu, um condicionador, uma máscara e um protetor térmico. As mulheres podem optar por linhas específicas para cada tipo de cabelo. Existem produtos no mercado que atendem as consumidoras de cabelos mais lisos e as de cabelos encaracolados. As linhas destinadas para os fios lisos ajudam a disciplinar e proteger contra umidade. Há versões que podem deixar os fios ainda mais lisos ou com aspecto mais natural. Os produtos para cabelos ondulados têm a função de garantir mais hidratação, além da redução de volume e do frizz.

Entre o arsenal de produtos, deve estar o protetor térmico, utilizado quando a mulher faz uso de secadores ou chapinhas. “O protetor térmico é sempre indicado e deve ser aplicado no cabelo ainda úmido. A mulher pode retirar o excesso de umidade do cabelo antes de borrifar o protetor térmico, que protege os fios do calor do secador e da chapinha. Deve ser evitado o uso de secadores com temperaturas muito elevadas sem o uso de um protetor térmico”, explica Borella.

Parte das mulheres que possuem cabelos ondulados prefere não usar o secador, deixando o cabelo secar naturalmente. “Esta mulher usa os cachos a seu favor”, enfatiza Borella. Os cremes sem enxágue podem ser usados depois da lavagem dos cabelos. Para os cabelos encaracolados, os finalizadores são de extrema necessidade, pois modelam os cachos e evitam o temido frizz. “O finalizador é um forte aliado para todos os tipos de cabelo. Nos cabelos mais finos e lisos, o cuidado deve ser com o excesso de produto, pois eles podem deixar o cabelo com aspecto de oleoso”, ponderam os instrutores do Instituto L”Oréal Professionnel.

Uma aliada em comum: a máscara

Marco Andre Lima
No caso das mulheres com cabelos lisos, elas devem tomar cuidado com o exagero no uso de máscaras.

A aplicação de máscaras não pode ser esquecida pelas mulheres, tanto as de cabelo liso quanto as de fios encaracolados. Mas a escolha do produto e a frequência de uso dependem da saúde das madeixas. “Tudo vai depender da necessidade do cabelo. Nos fios mais danificados, a aplicação da máscara pode acontecer uma vez na semana. Os cabelos com pouco ressecamento podem receber a máscara uma vez a cada quinze dias”, ensina Borella.

Ele ressalta que as mulheres de cabelos lisos devem tomar cuidado com as porções colocadas no cabelo, pois os fios podem ficar pesados e com aspecto oleoso. “Para quem tem cabelo liso, sempre é necessário este cuidado com excesso de produto. Quanto mais liso o cabelo, maior pode ser a demonstração de oleosidade. Causa esta falsa impressão e a mulher passa a lavar o cabelo todos os dias”, revela o instrutor.

De acordo com ele, os cuidados com o cabelo encaracolado podem demorar mais. Entre os motivos estão a ma,ior quantidade de fios e o maior volume. “O cabelo ondulado depende de um pouco mais de atenção, até porque ele é um pouco mais ressecado que o liso. Mas isto não impede a mulher de fazer qualquer tipo de procedimento”, explica Borella, lembrando sobre as tinturas e descolorações.

Qualquer que seja o caso, a mulher não pode “abandonar” os cuidados com o cabelo, pensando também a longo prazo. Um profissional pode ajudar na orientação sobre os cuidados diários e os tratamentos que podem ser feitos em casa, dando o pontapé inicial para uma boa relação com seu cabelo. “Mas a mulher também deve ficar atenta para reparações mais profundas, que serão executadas somente em salões, desde uma ampola até as cauterizações e injeções moleculares, para que os cabelos fiquem sempre saudáveis”, afirmam os instrutores. “Tomar os cuidados em casa também prolonga os tratamentos feitos no salão”, completa Borella.