Pele ainda mais seca

Banhos quentes prejudicam a hidratação da pele no frio

Com a chegada dos dias frios, aumentam as agressões à pele do rosto, corpo e de outras regiões delicadas como lábios e mãos. Entre os maus hábitos que prejudicam a hidratação, estão os banhos quentes e demorados, a exposição ao frio e ao vento e a falta de uma rotina de cuidados. Assim, sofre quem tem pele normal e, principalmente, quem já tem pele seca.

Segundo dados da pesquisa H&A 2010 divulgada pela Dove, 34% da população tem pele seca. “A pele está comprometida quando a camada externa, a epiderme, é danificada. Ela não consegue mais segurar a umidade e isso resulta em ressecamento, descamação, coceira e vermelhidão. Sem proteção, a pele torna-se mais vulnerável a fatores externos”, explica a médica dermatologista da marca, Luciane Scattone.

Além disto, uma pele ressecada também pode ser causada por doenças. Para a médica dermatologista Karin Helmer, fatores genéticos e algumas doenças, como a ictiose ou a dermatite atópica, podem ser a origem da pele seca. “Mas, na maioria dos casos que chegam ao meu consultório, as queixas das pacientes não são provocadas por doenças e nem  por alergias. O ressecamento costuma ser o resultado do conjunto de alguns comportamentos que não preservam a pele”.

A dermatologista diz que um dos grandes vilões de uma pele hidratada é a água quente. “Os banhos quentes pioram muito o ressecamento da pele, removendo em excesso sua oleosidade natural. Mesmo morando em regiões frias como Curitiba, o ideal é tomar banhos rápidos de três a cinco minutos de duração e de preferência com água morna. Outro costume que agride a pele é tomar mais de um banho ao dia, se possível recomendo que ele seja único diariamente”.

Durante o banho, além do cuidado com a temperatura da água, a escolha do sabonete também pode influenciar a hidratação. “Para quem tem pele seca, os melhores sabonetes são os infantis, os que contêm hidratante na formulação ou os hipoalérgicos receitados pelos médicos. Estas versões são mais suaves e ressecam menos que os produtos comuns”, indica a médica.

Consertando o estrago

Arquivo
Entre óleos ou cremes, opte sempre pela segunda opção; esta é uma das recomendações de Karin para quem tem problemas de hidratação.

Para ter uma pele sedosa, Karin ensina que é preciso dedicação na proteção e nos cuidados. “A hidratação deve ser feita diariamente em todo o corpo. Para obter um bom resultado, o momento ideal de passar o creme no corpo é logo após o banho, assim a pele absorve melhor o produto. E, na dúvida entre os óleos pós-banho e os hidratantes tradicionais, escolha o creme. Os óleos ajudam bastante, mas promovem uma hidratação mais superficial. Para quem tem pele muito seca, os cremes nutrem melhor”.

Já para a pele do rosto, a rotina deve incluir creme com filtro solar. A médica diz que são necessárias aplicações pela manhã, reaplicação na hora do almoço e utilização de um hidratante noturno antes de dormir. E, se o ressecamento for muito intenso, um hidratante com ureia pode ser indicado pelo dermatologista. “Pode ser um creme pronto ou manipulado. A ureia ajuda porque promove uma hidratação profunda, fazendo com que a pele retenha água por mais tempo”, afirma.

Para as mãos e os lábios, os cuidados e a aplicação de hidratantes devem ser repetidos várias vezes ao dia, já que estas regiões são as que mais ficam expostas às variaçõ,es de temperatura e ao frio. Para os lábios, a recomendação é usar um bastão labial três vezes ao dia. Já as mãos devem receber uma camada de hidratante todas as vezes que forem lavadas. Seguindo estas recomendações, a dermatologista diz que, mesmo em apenas uma semana, os resultados começam a aparecer. “O inverno é muito pior para a pele que o verão. Mas, se houver cuidado, os problemas são amenizados. Usando os cremes, após sete dias já é possível ver uma pele mais nutrida e saudável”, conclui Karin.

Mercado oferece várias opções

Para quem já está com a pele ressecada só existe uma saída: hidratação. Neste sentido, existem várias opções no mercado, que atendem aos mais variados gostos e bolsos. Há cremes para o corpo com diversas formulações e aromas, como hidratantes, pomadas, loções e hidratantes para banho. Para o rosto, há os hidratantes específicos para peles secas. Para as mãos, existem hidratantes de rápida absorção, e, para os lábios, estão disponíveis a boa e antiga manteiga de cacau, os balms labiais e batons hidratantes.

A Dove recomenda uma rotina de cuidados com a pele. Segundo a marca, para acabar com o ressecamento, o ideal é primeiro limpar com produtos suaves e hipoalergênicos, que removem a sujeira e a oleosidade excessiva sem deixar a sensação de pele esticada e seca. Depois de limpa, a pele estará pronta para receber o hidratante. Para peles secas, é recomendado que sejam utilizados cremes ricos para hidratação intensa, que oferecem um rápido alívio para a pele. Entre os produtos lançados pela marca, destaca-se o Intensa Repairing Rough Patch Treatment, uma pomada para áreas ásperas. Outras marcas que oferecem produtos específicos para pele ressecada são Nivea, Natura e Maybelline (veja mais informações no quadro).